A Importância do Período
Período do swell é uma característica definidora de um swell e, como tal, deve ser conhecida a fim de fazer previsões precisas de surf.
Por Chris Borg
Nós todos sabemos que um pouco de conhecimento pode ser uma coisa perigosa. Se uma criança sabe como ir num um carro, mas não como dirigir ou parar, então qualquer passeio que ele tenta com o carro, vai ter problemas. Da mesma forma, um surfista que se concentra exclusivamente em informações de altura da ondulação ignorando o período do swell, poderia encontrar-se na ressaca que é decepcionantemente menor ou perigosamente forte do que ela imaginava.
Por definição, o período é o tempo necessário que precisa uma onda para passar por um ponto fixo, e é dado em segundos. Quase todos o swell de surf vão de 4 a 22 segundos, mas para muitos picos o máximo em segundos nunca acontece. Normalmente, é medido o tempo entre duas cristas de onda sucessivas, mas medindo de calha para calha iria produzir o mesmo resultado. Período do swell é uma característica definidora de um swell e, como tal, deve ser conhecida a fim de fazer previsões precisas de surf.
Período do swell determina o quão rápido um swell irá propagar através do oceano aberto. A velocidade com que um swell viaja através do mar é dada em nós, ou milhas náuticas por hora, (1 milha náutica equivale a 1,1508 milhas terrestres), e é calculado multiplicando o período do swell por 1,5.
Assim, uma ondulação com um período de 20 segundos, irá viajar a 30 nós, enquanto do inchamento com um período de 10 segundos viaja a 15 nós. Se você quiser saber quanto tempo será antes que as ondas de uma tempestade distante chegar a sua praia, você tem que dividir esse distância pela velocidade da ondulação, (período do swell x 1,5). Então, se uma tempestade que está a 2.100 milhas náuticas de distância com um período de 14 segundos, a ressaca vai aparecer na sua costa em 2,100nm / (14 x 1,5) nós = 100 horas ou 4 dias e 4 horas.Isso é muito tempo para pensar em uma desculpa para não ir no trabalho / escola, o dia que o swell chegar.
Os ventos sobre a água fazem ondas. Quanto mais forte os ventos são e quanto mais tempo a sua duração, o mais impulso que transferem para o mar e a mais profunda energia cinética que penetra. Período do swell é uma medida de essa dinâmica adquirida e que determina o quão longe um swell será capaz de viajar no oceano aberto. Curto período do swell, (11 segundos ou menos) irá normalmente na decadência dentro de algumas centenas de milhas, enquanto longo período do swell, (acima de 14 segundos), é capaz de distâncias maiores. É por isso poderosa que ondas geradas no Oceano Antártico podem acabar como ondas a quase meio mundo de distância, no Golfo do Alasca.
Vemos o swell sobre a superfície do mar, mas sua energia cinética pode estender-se para baixo para muito maiores profundidades. A este respeito, swells são como icebergs, com apenas uma pequena fração de suas verdadeiras dimensões visíveis na superfície, enquanto o resto está escondido debaixo d’água.
Quão longe debaixo d’água o movimento de um inchamento vai depende do período do swell. Essa profundidade em pés é calculada pela quadratura do período do swell, em seguida, multiplicando-se o produto por 2,56. No caso de um swell com período 20 segundos , a matemática é de 20 x 20 = 400, 400 x 2,56 = 1,024 pés. Assim que ondulação iria começar a arrastar no fundo do mar, uma vez que mudou-se para águas daquele profundidade.
À medida que o mar tornou-se mais raso, o arrasto aumentaria. Em contraste, um swell de seis segundo período não iria começar a sentir a resistência do leito do mar, até que entrou mares que eram 92 pés de profundidade. Interferência com o fundo do mar pode mudar a direção de um inchamento, em alguns casos até 180 graus. Dado que é muito mais pronunciado em swells de longo período do que nos de período curto. Então, sabendo o período de uma ondulação pode ser fundamental na previsão se o swell vai direto para a costa ou se vai fazer um desvio ao longo do caminho.