Home Colunistas UM POUCO DA HISTÓRIA DE JACK

UM POUCO DA HISTÓRIA DE JACK

UM POUCO DA HISTÓRIA DE JACK
amazon music

UM POUCO DA HISTÓRIA DE JACK

Por Kiko Bungus

Se existe alguém que o surf deve reverenciar quase como um santo padroeiro é Jack O’neill.
No começo dos anos 50 as seções de surf não duravam muito lá pelos lados da Califórnia pois a água gelada característica de lá não deixava, foi então que Jack, um cara com muita criatividade e com espírito inventivo criou a wetsuit, ou roupa molhada, que era uma vestimenta feita de pedaços de Neoprene (criado nos laboratórios da DuPont) e colados com cola de borracha.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE JACK..
O Neoprene, um tipo de borracha sintética expandida sob alta pressão e temperatura surgiu em 1930 e foi o primeiro produto de borracha sintética comercializado em massa.
Ele tomou conhecimento das qualidades do Neoprene ao acarpetar um avião DC-3 e descobrir que o material era leve, térmico, boiava e era moldável. Daí pra criar as primeiras roupas de borracha foi um pulo.
Esse invento tornou possível o surf em ondas por toda a Califórnia e por mais tempo.
Ele passou a vender seu invento com grande sucesso naquilo que se tornou a 1ª Surf Shop propriamente dita e também cria dele. O fato de não vender somente pranchas de surf como as outras lojas e sim tudo ligado ao surf, inclusive as roupas de borracha que confeccionava, fez com que sua loja se tornasse referência e grande sucesso.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE JACK.
Anos mais tarde, ao testar um invento do seu filho Pat O’Neill, o Leash (ou cordinha), Jack sofreu um grave acidente e perdeu um olho, fazendo com que a partir daí passasse a usar tapa olho e adquirisse a identidade com a qual todos passaram a reconhecer essa figura tão folclórica quanto lendária.
O acidente com o invento do seu filho levou a reformulação do projeto dos Leashs e tornaram eles muito mais seguros.
Hoje temos roupas de borracha, Surf Shops e Leashs difundidos por todo o mundo e esses inventos revolucionaram o surf de uma maneira que ele nunca mais foi o mesmo, tornando-se melhor e muito mais seguro.
Jack e seu filho Pat merecem todo o nosso respeito e admiração.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE JACK

Kiko Bungus é biólogo, surfista, fabricante de pranchas de surf, viajante, ambientalista, fotógrafo e empresário do ramo da gastronomia

VEJA MAIS KIKO BUNGUS NO IN PARADISE! CLIQUE AQUI!

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.