Segunda etapa do circuito brasileiro de Street acontece neste final de semana em Lauro de Freitas
Com um clima de sol, que alternava com uma chuva fraca, a renovada pista do Skatepark de Lauro Freitas bombou com os treinos oficiais dos skatistas que vão disputar o Oi STU Qualifying Series – etapa Bahia na modalidade Street neste final de semana. Skatistas de todas as idades testaram e aprovaram a nova pista que foi reformada pela plataforma BV Esportes e ficará de legado para a população. A etapa baiana é realizada pela Rio de Negócios em parceria com a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e é homologado pela World Skate.

Na pista, os atletas se revezaram para percorrer toda extensão e obstáculos em busca das melhores manobras. Competindo pela primeira vez na Bahia, Vitória Mendonça, que fez parte da seleção brasileira 2018, valorizou a oportunidade que o STU está trazendo para o povo nordestino.
“É a minha primeira vez aqui na Bahia. Estou animadona, eu tinha visto uns vídeos e umas fotos da pista, mas quando cheguei vi que está totalmente diferente. É uma outra pista, com novos obstáculos que com certeza vão elevar muito o nível da competição. Eu não pude competir em Belo Horizonte, tive uma lesão no pé mas agora estou com força total. É uma alegria enorme ver o STU aqui no Nordeste, que é uma região carente de eventos desse porte. O Nordeste merece esse movimento, espero que esse esforço continue não só aqui, mas em todas as regiões do país”.

Já Lehi Leite, que vem numa ascensão, disputou a SLS em Los Angeles, e vai disputar a próxima etapa da competição internacional em São Paulo, chegou para o STU com muito skate no pé e vontade de fazer as melhores manobrar com os amigos.
“A pista está boa, os obstáculos ficaram maneiros e a galera está gostando muito. Os amigos estão todos andando bem, como sempre vai ser alto nível. O skate deu uma popularizada, a gente está podendo viajar para várias cidades e isso faz a gente evoluir muito como pessoa, porque estamos em contato com novas culturas, criando laços e isso é muito bom. Eu pude disputar eventos fora do Brasil, vim para o STU e espero correr a SLS mês que vem também. Então vai ser perfeito para manter o nível e buscar as primeiras posições”, resumiu Lehi Leite.

A competição terá neste sábado a disputa da semifinal para mulheres e eliminatórias para os homens. Já no domingo (25), o dia começa com a semifinal masculina e, na sequência, ambas as finais com transmissão ao vivo do Globoesporte.com.
O público que for acompanhar o evento também poderá aproveitar uma programação variada de cultura urbana, com shows, oficina de stencil, exposição de arte e apresentações culturais. O Oi STU Qualifying Series é idealizado pela Rio de Negócios em parceria com a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) como o circuito brasileiro de skate profissional, que soma pontos para o ranking nacional das modalidades olímpicas Street e Park.

Apresentado pela Oi, que assina o naming rights da etapa, e Governo do Estado da Bahia, o Oi STU Qualifying Series – Etapa Bahia é viabilizado por meio do Programa FazAtleta, das secretarias estaduais da Fazenda (SEFAZ) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). O evento conta com o apoio da Vans e TNT Energy Drink, parceria da Layback Beer, Dropdead e Soberanus Skateshop, além da parceria de mídia com o Globoesporte.com e o Canal Off. O Oi STU QS – Etapa Bahia possui o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e é homologado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e World Skate. A realização do evento é da Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB).

A Plataforma STU tem como objetivo principal garantir um calendário de competições a ser realizado no Brasil, consolidando de vez o país no cenário de grandes eventos nacionais e internacionais no Skate.
Cronograma:
SÁBADO
09h às 09h30 – Treinos Masculino (com 36 skatistas da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª baterias)
09h30 às 10h – Treinos Masculino (com 36 skatistas da 5ª, 6ª, 7ª e 8ª baterias)
10h às 13h20 – Eliminatórias Masculino
13h20 às 14h20 – Treinos Livres Feminino
14h20 às 17h20 – Semifinais Feminino (1ª bateria – 06 competidoras) 10 min aquec + 02 voltas 45 segs. + 05 tentativas
17h20 às 18h – Treinos pré-classificados (01 bateria – 08 competidores)
DOMINGO
09h00 às 09h30 – Treinos Semifinal Masculino (24 skatistas)
09h30 às 13h30 – Semifinais Masculino (1ª bateria – 06 competidores) 10 min aquec + 02 voltas 45 segs. + 05 tentativas
13h30 às 13h55 – Treinos Final Feminino (01 bateria – 08 competidoras)
13h55 às 15h10 – Final Feminino (01 bateria – 08 competidoras) 10 min aquec + 02 voltas 45 segs. + 05 tentativas
15h10 às 16h30 – Final Masculino (01 bateria – 08 competidores) 10 min aquec + 02 voltas 45 segs. + 05 tentativas
16h30 às 17h00 – Cerimônia de premiação
Programação cultural:
Sexta-feira
16h45 às 18h – DJ Branco
18h às 19h30 – Zidane
19h30 às 20h30 – DJ Nai Kiese
20h30 às 21h – Playlist
Sábado
10h – Oficina de Stencil com Ananda Nahu
18h às 19h – Kaos MC
19h às 20h30 – Duelo de MCS Nacional 2019 – Seletiva Baiana
20h30 às 22h – Underismo
Domingo
17h00 às 18h30 – Flor da Tailândia
18h30 às 19h10 – Duelo de MCS Nacional 2019 – Seletiva Baiana
19h10 às 20h30 – Família Tríplice
A OI E O ESPORTE
A Oi acredita no potencial de transformação do esporte e
patrocina grandes eventos esportivos como o Oi STU Open, Oi Rio Pro, Oi Pro Júnior – voltado para a categoria de base do surfe. Apoia também atletas de diferentes modalidades, como os skatistas Pedro Barros e Leticia Bufoni, e os surfistas Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima, Adriano de Souza, Tatiana Weston-Webb, Davizinho e Tainá Hinckel. Em 2018, a companhia acelerou, em parceria com o Instituto Ekloos e apoio do Oi Futuro, 5 projetos de surfe na Região dos Lagos, voltados para a população local. Também patrocina a equipe de judô Oi Sogipa, no Rio Grande do Sul.
A companhia também valoriza a cultura Geek e os eSports, apoiando eventos como a Game XP, CCXP, o Prêmio eSports e o projeto Afrogames, uma escola de games voltada para crianças de comunidades, em Vigário Geral (RJ), além de investir e incentivar plataformas digitais como o Final Level. A Oi aposta no eSport amador, patrocinando dois torneios nacionais de games: o TUES (Torneio Universitário de e-Sports), maior competição de esportes eletrônicos entre organizações universitárias do país, e o JEE (Jogos Escolares Eletrônicos) , campeonato on-line de e-Sports para estudantes entre 15 e 17 anos.