SURF DE PRANCHAS VELHAS, UMA TENDÊNCIA.

POR: KIKO BUNGUS

SURF DE PRANCHAS VELHAS, UMA TENDÊNCIA.

O uso de pranchas retrô, com modelos das décadas de 50, 60, 70 e 80 é um movimento relativamente recente no Brasil, mas já existe a muito tempo em outros lugares do mundo e em especial na Califórnia e no Hawai, onde representam uma parcela significativa do mercado de surf, seja nas pranchas, seja no surfwear.

SURF DE PRANCHAS VELHAS, UMA TENDÊNCIA.
SURF DE PRANCHAS VELHAS, UMA TENDÊNCIA.

Mas dentro dessa linha retrô, existe um público ainda mais saudosista, que gosta de usar apenas pranchas antigas ou velhas, assim como em alguns casos até os carros antigos icônicos do surf.


Lembro que houve um momento na vida do Tom Curren lá nos anos 90, quando ele se afastou do tour, onde ele apareceu surfando com pranchas velhas no free surf e até hoje ele é visto de vez em quando usando pranchas conceito ou velhas.

SURF DE PRANCHAS VELHAS, UMA TENDÊNCIA.
SURF DE PRANCHAS VELHAS, UMA TENDÊNCIA.

Outros ícones do surf, como Rob Machado, Jérémy Flores, Donovan Frankenreiter também já foram vistos surfando com pranchas antigas, talvez por combinar com o surf de linha e estilo old school deles.


Surfar com pranchas velhas e antigas é algo tão forte na Califórnia que pranchas antigas, mesmo feias, mas bem consertadas, podem ser muito mais caras que pranchas novas de marcas renomadas.

Existe todo um público de fãs dessas pranchas que possui alto poder aquisitivo e fazem questão de só usarem essas pranchas em seu surf.

SURF DE PRANCHAS VELHAS, UMA TENDÊNCIA.
SURF DE PRANCHAS VELHAS, UMA TENDÊNCIA.

Embora possa parecer surpreendente ou até estranho ver alguém na água surfando com uma prancha velha e feia, temos que lembrar que a cultura surf não tem nada a ver com ostentação ou marra, muito pelo contrário.

A essência do surf é ligada a diversão e todo surfista deveria saber e respeitar o ditado que diz que O MELHOR SURFISTA É SEMPRE AQUELE QUE MAIS SE DIVERTE!


Aqui no Brasil esse movimento de usar pranchas velhas e antigas ainda está bem no início e creio que por conta da característica da nossa sociedade, que cultua muito as aparências.

Mas creio que como o movimento do uso das pranchas retrô, que chegou aos poucos e foi a cada ano ganhando mais mercado, já representando uma parcela importante, inclusive com fabricantes que produzem apenas pranchas com modelos retrô, o uso das pranchas antigas também ganhará corpo, até por conta do seu aspecto sustentável, crescente entre os amantes da natureza, como se espera que sejam os surfistas.

SURF DE PRANCHAS VELHAS, UMA TENDÊNCIA.
SURF DE PRANCHAS VELHAS, UMA TENDÊNCIA.

Já tive pranchas de uso diário que fiquei 3 anos, 5 anos e até mais, por estarem sempre leves e proporcionarem um surf no pé.

Algumas fiquei muito triste ao me desfazer pois mesmo as pranchas novas nunca foram tão boas.


Se existe espaço, guarde suas pranchas mágicas pra usar em dias especial, elas merecem!

DICA DE LEITURA IN PARADISE

IN PARADISE LOJA

🌴Acesse: https://inparadise.com.br/
🌴Entre pro nosso Grupo de Boletim das Ondas do Telegram: https://t.me/inparadisesurfgrupo
🌴Canal Telegram: https://t.me/inparadise
🌴Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/inparadise_site/
🌴Facebook: https://www.facebook.com/siteinparadise/
🌴Twitter: https://twitter.com/SiteInParadise
🌴Pinterest: https://br.pinterest.com/inparadisebr/

🌴You Tube: https://www.youtube.com/Siteinparadise

BAIXE NOSSO APP E FIQUE LIGADO EM TUDO QUE ACONTECE POR AQUI!

Confira mais promoções no In Paradise! Clique aqui!
IN PARADISE RADIO! OUÇA SEM MODERAÇÃO! CLIQUE AQUI!

In Paradise é um site de variedades e estilo de vida, voltado aos esportes, cultura e meio ambiente. Desde sua fundação em Abril de 2013, vem conquistando novos internautas apaixonados por esse nicho a cada dia. Esses internautas são homens e mulheres espalhados pelo mundo, que gostam de estar sempre antenados nas novidades e de experimentar coisas novas e divertidas.

Somos apaixonados por esportes, cultura, meio ambiente, moda, designer, fotografia, gastronomia e tudo que existe por ai de mais criativo.

Além disso, o In Paradise tem um layout amigável e integrado com as principais redes sociais interativas. O site se conecta com seus leitores por meio de um editorial relevante e original, construindo uma relação fiel de parceria com seu público.

Deixe seu comentário!

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.