Com uma grande participação de surfistas catarinenses, revertendo totalmente o cenário da ausência de catarinenses no Ranking Brasileiro Profissional, foi realizado o primeiro dia de competição do Circuito CBSurf Pro Tour 2019, na Prainha de São Francisco do Sul, extremo norte catarinense.

O evento faz parte do Circuito Brasileiro Profissional da CBSurf, que determinará o Campeão Brasileiro Profissional 2019. Além disso, também somará pontos para o Circuito Catarinense Profissional da FECASURF (Federação Catarinense de Surf).

Brasileiro Pro Prainha Foto: Marcio David

Análise na visão do Staff Técnico

“Começamos o dia com ondas bastante difíceis em relação à condição e à parte crítica. Conforme a maré foi enchendo as ondas ficaram com um pouco mais de parede e os atletas começaram a ter performance com mais qualidade. Dentro das baterias que eu vi, tiveram atletas com conceito de ondas excelentes, notas muito boas. Então a realidade foi que, conforme a mudança da maré os atletas conseguiram realizar grandes performances. Dentro das performances de hoje, os que tiveram as melhores foram Alan Jones e Alan Donato, que foram os destaques do dia”, relata o experiente Head Judge José Claudio, de Santos/SP.

“Como destaques, nós tivemos os locais mandando muito bem, o Leandro da Silva, a Ana Luiza, o Artur Romão. A gente teve Alan Donato numa única onda, numa junção muito grande, ele virou no final da bateria, o Alan Jhones com o maior somatório, o Hediéferson Junior surfando muito bem, o Caetano Vargas, estes praticamente foram os destaques do dia de hoje”, indica o Locutor João Pastega, local do litoral norte catarinense.

Brasileiro Pro Prainha Foto: Marcio David

Alan’s, os grandes destaques do dia!

“Fico bastante feliz, isso mostra o resultado do trabalho. A bateria estava bem difícil, e as condições não estão tão fáceis hoje, ontem tinha mais onda. Acho que o posicionamento é a chave para você conseguir achar a melhor onda e, com certeza, com o nível alto que está aqui, quem tiver melhor posicionado vai conseguir fazer as melhores notas. Na minha bateria eu estava focado que poderia vir aquela onda pra eu poder fazer a nota, mas não tinha conseguido encontrar, porém no último minuto ela apareceu e eu pude fazer uma performance suficiente para avançar a bateria e fazer uma das melhores notas do dia”, diz Alan Donato, da praia de Maracaípe (Pernambuco), ao saber que foi citado como um dos destaques do dia e teve a sua onda de virada referenciada pelo Locutor João Pastega.

Alan Donato Foto: Marcio David

Já o Alan Jhones (Baia Formosa – Rio Grande do Norte) fez a maior nota (8,67) e o maior somatório (15,00) do dia, comprovando por meio de números o que o Staff Técnico havia comentado. Caetano Vargas, também mencionado por Pastega, aparece como a segunda maior nota (7,83) e o segundo maior somatório (12,93), também comprovando que mereceu a menção.

Alan Jhones Foto: Marcio David
Caetano Vargas Foto: Marcio David

Na categoria Feminina, Tainá Hinckel, após final de semana passado ter ganhado as duas categorias (Sub16 e Sub18) da competição (2ª etapa do Circuito CBSurf Junior Tour), surfou muito novamente e obteve a quarta maior nota da competição (a melhor Feminina – 7,67) e o terceiro melhor somatório (o melhor feminino – 12,44), mostrando que vem forte para conquistar mais um título.

A defesa da liderança dos rankings

O cearense Artur Silva é o Líder do Circuito Brasileiro Profissional da CBSurf e está presente, vivo na competição e defendendo a liderança. Passou em primeiro lugar na sua bateria, com o catarinense Márcio Farney passando junto com ele. A única ameaça à sua liderança, que segue viva na competição, é o Alan Jhones, um dos grandes destaque do dia, que atualmente é 7º colocado no Ranking CBSurf.

Márcio Farney Foto: Marcio David

“Estou confiante, as minhas pranchas estão muito boas, cheguei um pouco antes em São Chico para treinar, pois são condições bem diferentes de onde eu treino no dia-a-dia”, disse Artur no início desta semana.

Já o catarinense Luan Wood defende a liderança no Circuito Catarinense Profissional. Luan ganhou a primeira etapa do Circuito SC PRO no início do ano na praia da Joaquina, em Florianópolis. O atleta passou a sua bateria de hoje em primeiro lugar, com o seu conterrâneo catarinense André Silva na segunda colocação, já se garantindo nas quartas-de-final da competição.

“Eu estou muito feliz em estar como o Líder do ranking catarinense, mas eu estou focado nesta etapa, tento deixar isso um pouco de lado, pois o ranking vai ser fruto do meu trabalho nesta etapa”, diz Luan, demostrando o quanto está querendo se dar bem nesta etapa.

Luan Wood Foto: Marcio David

Na categoria Feminina, com a ausência de Tais Almeida (contraiu Dengue e não recebeu alta médica para competir), a paulista Julia Santos, atual quarta colocada do Ranking CBSurf Pro Tour 2019, segue viva na competição, buscando tornar-se a nova Líder. Seguem vivas na competição e também com chances de atingir a liderança as atletas Yanca Costa, Kaiane Reis e Karol Ribeiro (todas cariocas).

Julia Santos Foto: Marcio David
Kaiane Reis Foto: Marcio David

Esta é a primeira etapa da categoria Feminina do Circuito Catarinense Profissional 2019, já que na etapa do início do ano a categoria das meninas não foi realizada. Assim, a Campeã desta etapa estará liderando o Ranking Profissional Catarinense também.

Núcleo Ambiental da ASPrainha

O núcleo Ambiental da Associação de Surf da Prainha montou o Espaço #SumidouroFree junto ao evento, com uma exposição autodidata em apoio ao Movimento #SumidouroFree, onde estavam conscientizando a população perante a causa da preservação da Onda do Sumidouro e pela conservação da Baia a Babitonga, além de coletar assinaturas para o abaixo-assinado que circula na cidade e gravar depoimentos para o documentário que o evento irá produzir.

Além disso, a ASPrainha também recebeu o Centro de Educação Infantil Peixinho Dourado. Este foi o primeiro passo de um projeto piloto do Núcleo, que visa trabalhar com as crianças locais com o objetivo de formar agentes atuantes em prol de conservação ambiental da região. As Professoras da creche estão trabalhando a Educação Ambiental com as crianças do Jardim II, então, em parceria com a ASPrainha e com o evento, estilizaram placas com madeira de demolição e as fixaram na orla da Prainha durante o evento, trabalhando o senso de pertencimento e de cuidados socioambientais desde cedo na nova geração local.

Foto: Marcio David

“O trabalho da associação é ter o surfe também como formação de cidadania, a gente estimular por meio do surfe a cidadania na galera, e a questão ambiental não tem como ficar de fora deste contexto, tanto ações diretamente na praia como outras ações que envolvem o município como um todo, porque a gente está muito ligado, com uma conexão muito direta com o oceano e com a natureza. Não tinha como não chegar o momento de se envolver neste tipo que questão, então é por isso que a associação no último ano vem direcionando o seu olhar e começando a dar os primeiros passos nas atividades para fortalecer a questão ambiental no município e no surfe como um todo”, explica Fabiano Grecco, integrante do Núcleo Ambiental da ASPrainha.

Junto ao Espaço #SumidouroFree, Rogério Sauer, artesão local da @allesblaumarcenaria, expôs seus produtos feitos em madeiras reaproveitadas,  recolhidas das praias de São Chico. Sauer é muito ligado ao Núcleo Ambiental da ASPrainha e produziu voluntariamente as placas pintadas pelas crianças da creche.

O evento está contando com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) aplicado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado, reduzindo os impactos negativos e potencializando os impactos positivos.

Foto: Marcio David

REALIZAÇÃO

A Silverbay apresenta o São Chico Brasileiro de Surf, este final de semana com o CBSurf Júnior Tour e a seguir  com o CBSurf Pro Tour. Ambos contam pontos para os Circuitos da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). O CBSurf Pro Tour também somará pontos para o Circuito Profissional Catarinense. A realização é da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e da ASP (Associação de Surf da Prainha), com produção da Swell Eventos.

A Prefeitura de São Francisco do Sul patrocina o evento. Apoiam o evento também: Pró-Ilha Surfboards; Lord of the Sea; Studio DoZero; Deck 66; Bar do Banana; Machado Contabilidade; Restaurante Pirata; Kanto da Pizza; Bar Ta na Onda; Restaurante Harry; Pousada da Ilha; Banana Joe Louge; Rei do Frango; Pastelaria Enseada; Monteiro Bar e Lanchonete.

FOTOS: Marcio David

Veja mais Fotos

Artur Romao Foto: Marcio David
Foto: Marcio David
Edher Reis Foto: Marcio David
Leandro Da Silva Foto: Marcio David
Foto: Marcio David

Deixe seu comentário!

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.