OS BANGUELAS - SURF TRIP

OS BANGUELAS – SURF TRIP

POR: KIKO BUNGUS

Diz a lenda que em algum momento da história do Brasil a gasolina já foi barata, mas desde que me conheço por gente nesses mais de 50 anos, a gasolina sempre foi os olhos da cara, valendo por volta de 1 dólar o litro.

OS BANGUELAS - SURF TRIP
OS BANGUELAS - SURF TRIP
Então imagine que lá nos anos 80, jovens surfistas semi vagabundos tinham que usar de muitas estratégias e astúcia pra viabilizar a barca do surf e uma delas era encher o carro de gente até na cachorreira, pra desespero dos amortecedores e toda a suspensão do veículo, quando o carro ainda tinha isso direito.
 
A união de todos os trocados fazia com que fosse mais garantido que conseguíssemos chegar ao surf, agora a volta era um exercício de fé e determinação, com muita garra, força e coração.
 
O ponteiro de combustível das barcas na época pareciam travados sempre na reserva e mesmo quando colocávamos nossos pilas o ponteiro não saia do lugar, o que era angustiante.
OS BANGUELAS - SURF TRIP
OS BANGUELAS - SURF TRIP
Por isso usávamos a banguela o máximo possível, colocando o carro no ponto morto sempre que descíamos qualquer morrinho ou alguma lombada ou obstáculo aparecia no horizonte, mesmo a quilômetros de distância.
 
Pra dar mais velocidade e alcance pra banguela, nós tínhamos uma coreografia que imitava o movimento dos remadores, mas sem remo, e com ela, pelo menos psicologicamente, tínhamos a fé que o carro teria melhor desempenho e alcance.
 
Esse Efeito Placebo era potencializado pelo som do esforço de união, num grito de guerra de vai, vai, vai…..
OS BANGUELAS - SURF TRIP
OS BANGUELAS - SURF TRIP
A fé, de fato era também um recurso que tínhamos que ter muito presente naqueles dias, e o medo de faltar gasolina no caminho estreitava muito nossa relação com Deus, pois ele haveria de ter pena de nós, jovens tão irresponsáveis e imaturos.
 
O pavor de ficarmos no caminho sem gasolina era maior ainda em cima da ponte, pois era garantia de uma mijada federal da PM, multa e talvez até guincho, o que era bronca certa dos coroas e o carro seria vetado por uma eternidade em termos temporais surfísticos, fora que teríamos que fazer diversas atividades doméstica pra pagar os custos. Terror!!!!!
OS BANGUELAS - SURF TRIP
OS BANGUELAS - SURF TRIP
O menor sinal de engasgo no carro transformava o veículo em um templo de orações móvel, com promessas e louvores, mas se isso não desse jeito e ficássemos no caminho, aí ferrou, pois não havia celular na época, telefones públicos eram esparsos, assim como postos de gasolina e com sorte já teríamos pego altas ondas antes de faltar a gastrol, o que aliviava o peso do perrengue e sermões que viriam.
 
Quando encontrávamos outra barca de “bangueleiros” no caminho, chegávamos a fazer corrida de banguela, pra ver quem era melhor na modalidade e o vencedor ganhava muita moral, já que isso era o máximo que tínhamos pra dar.
 
Felizmente com o tempo a galera foi ganhando mais juízo e dinheiro, os tempos de perrengue foram ficando pra trás, assim como os carros velhos e o pão com banana e é engraçado que hoje a gente sinta saudade daqueles dias tão doidos.
 
Mas a vida é assim mesmo, ela tem a qualidade de transformar os perrengues e até algumas tristezas do passado em boas lembranças.

DICA DE LEITURA IN PARADISE

🌴Acesse: https://inparadise.com.br/

🌴Entre pro nosso Grupo de Boletim das Ondas do Telegram: https://t.me/inparadisesurfgrupo

🌴Canal Telegram: https://t.me/inparadise

🌴Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/inparadise_site/

🌴Facebook: https://www.facebook.com/siteinparadise/

🌴Twitter: https://twitter.com/SiteInParadise

🌴Pinterest: https://br.pinterest.com/inparadisebr/

🌴You Tube: https://www.youtube.com/Siteinparadise

BAIXE NOSSO APP E FIQUE LIGADO EM TUDO QUE ACONTECE POR AQUI!

Confira mais promoções no In Paradise! Clique aqui!

IN PARADISE RADIO! OUÇA SEM MODERAÇÃO! CLIQUE AQUI!

In Paradise é um site de variedades e estilo de vida, voltado aos esportes, cultura e meio ambiente.

Desde sua fundação em Abril de 2013, vem conquistando novos internautas apaixonados por esse nicho a cada dia.

Esses internautas são homens e mulheres espalhados pelo mundo, que gostam de estar sempre antenados nas novidades e de experimentar coisas novas e divertidas.

Somos apaixonados por esportes, cultura, meio ambiente, moda, designer, fotografia, gastronomia e tudo que existe por ai de mais criativo.

Além disso, o In Paradise tem um layout amigável e integrado com as principais redes sociais interativas.

O site se conecta com seus leitores por meio de um editorial relevante e original, construindo uma relação fiel de parceria com seu público.

Deixe seu comentário!

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.