“Acreditamos que o Circuito Surf Talentos Oceano seja uma espécie de fábrica de atletas que representem o Brasil no esporte

“Acreditamos que o Circuito Surf Talentos Oceano seja uma espécie de fábrica de atletas que representem o Brasil no esporte, seja no surfe competitivo ou seja como bons cidadãos. Queremos oferecer experiência competitiva e bons exemplos para esta molecada nos representar da melhor maneira pelo mundo afora”, comenta Fred Leite, Proprietário da Swell Eventos.

OS GRANDES PATROCINADORES

A OceanoSurfwear, patrocinadora do Circuito, é peça fundamental no atual cenário de destaque do surfe catarinense e brasileiro, investindo em eventos competitivos para as categorias de base há 20 anos. Grande parte dos atletas que representam hoje o Brasil na elite do Circuito Mundial já competiu em algum momento de suas carreias um evento patrocinado pela OceanoSurfwear.

A OceanoSurfwear também conta com uma equipe de Surfistas catarinenses, contendo nomes como Matheus Navarro, Greg Cordeiro, Petherson Thomaz, Luiz Mendes e Hediéferson Júnior. O Projeto Keep The Ocean Blue também apoia a atleta feminina Ana Luiza Romão.

Já a rede Mini Kalzone atualmente apresenta dois Circuitos voltados para as categorias de base em Santa Catarina, contribuindo com o surgimento de novos atletas que representem o Brasil no esporte. Um destes Circuitos é o Surf Talentos Oceano, em que a rede ofereceu em 2017 um contrato de patrocínio para o campeão da categoria Junior.

O grande Campeão foi Leonardo Barcelos, de Imbituba/SC. Além de Leonardo, a rede patrocina o Campeão Mundial Adriano de Souza, o membro da elite mundial Wiggoli Dantas, Luan Wood e Carlos Knoll “Gama”.

LEONARDO BARCELOS

LEONARDO BARCELOS

Diante deste histórico, a Assessoria de Imprensa do Circuito Surf Talentos procurou o atleta Leonardo Barcelos para conversar. Confira!

SWELL EVENTOS: Qual a sua idade?

LEONARDO BARCELOS: Tenho 18 anos.

SWELL EVENTOS: Você poderia comentar brevemente sobre o seu “currículo” dentro do surfe competitivo?

LEONARDO BARCELOS: Fui Campeão sub 16 no circuito Rip Curl Grom Search 2016, vencendo as 03 etapas realizadas e também já havia sido Campeão em 2015 no mesmo circuito na categoria sub 14, fui o 5º colocado na final internacional 2017 do Rip Curl Grom Search, 3º col. do Circuito Brasileiro Junior 2018 da CBS – Confederação Brasileira de Surf, Campeão Catarinense Mirim (sub 16) no SCQS 2017 após 09 etapas pelas melhores praias do estado, e também já fui diversas campeão no Circuito Imbitubense em todas as categorias de base tendo como palco principal a Internacional onda da Praia da Vila, que já sediou por sete anos consecutivos o Circuito Mundial de Surf.

LEONARDO BARCELOS

SWELL EVENTOS: Você está participando de quais competições atualmente?

LEONARDO BARCELOS: Atualmente estou competindo o QS e Pro Junior da WSL.

SWELL EVENTOS:Sabemos que você conquistou o patrocínio da rede Mini Kalzone por ter sido o grande Campeão do Circuito Surf Talentos Oceano em 2017. Atualmente você já se profissionalizou e segue com o patrocínio deles, por total mérito próprio. O que o Circuito Surf Talentos Oceano e a rede Mini Kalzone representam na sua carreira como atleta?

LEONARDO BARCELOS: O circuito é fundamental para o desenvolvimento do atleta, competindo no Surf Talentos, o atleta tem a oportunidade de competir nas ótimas ondas do estado de Santa Catarina contra os melhores surfistas das categorias de base do Brasil, adquirindo muita experiencia e aperfeiçoando sua perfomance em competições.

SWELL EVENTOS: O que você acha que aconteceria com o surfe catarinense e brasileiro se não investíssemos em eventos para a categoria de base?       

LEONARDO BARCELOS: Lembrando que atualmente existem muitos atletas Brasileiros Catarinenses no circuito mundial WSL que já competiram nos circuitos catarinenses, se não houver investimentos nas categorias de base, o quadro de atletas Catarinenses não vai ser renovado, mas o benefício do circuito vai além dos atletas catarinenses, todos os atletas nacionais são beneficiados.

LEONARDO BARCELOS

SWELL EVENTOS: Devemos valorizar as empresas que investem no surfe competitivo de categoria de base?

LEONARDO BARCELOS: As empresas que apoiam e investem neste circuito precisam ser valorizadas pela grande iniciativa, principalmente neste momento dificil que o País esta passando com poucos investimentos no surf. Para valorizar estas empresas, elas devem ter prioridade no momento da compra.

SWELL EVENTOS: Quais são os seus planos para os próximos anos?

LEONARDO BARCELOS: Eu pretendo continuar competindo no QS WSL para um dia entrar na elite do surf mundial, para isso conto com o apoio da Mini Kalzone.

LEONARDO BARCELOS
LEONARDO BARCELOS
LEONARDO BARCELOS

A PRÓXIMA ETAPA DO CIRCUITO

A segunda etapa do Circuito Surf Talentos Oceano será realizada nos dias 29 e 30 de junho, nas praias de Itajaí. Serão quatro etapas em 2019, e o vencedor do ranking da Categoria Junior irá ganhar estadias no barco da SIBON CHARTERS, nas Ilhas Mentawais (Indonésia), oferecendo esta grande experiência e bagagem de surfe internacional para o atleta campeão.

O evento também somará 6.000 pontos para o Ranking Catarinense SCQS da FECASURF (Federação Catarinense de Surf), que determinará os Campeões Catarinenses 2019. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas junto à Federação.

MUITO ALÉM DE UMA SIMPLES COMPETIÇÃO DE SURFE…

O Circuito é apresentado pela rede Mini Kalzone(grande incentivadora da alimentação saudável) e patrocinado pela Marca Oceano Surfwear, além da participação da Banana Wax, Sibon Charters, KbralAutocenter e Pro-Ilha Surfboards. Nesta etapa a Prefeitura Municipal de Itajaí, por meio da FMEL (Fundação Municipal de Esporte e Lazer), é a grande parceira.

Além da competição, estão sendo planejadas diversas ações, em parceria com o Projeto keep The Ocean Blue, a ONG Eco Local Brasil, a empresa Carbo Brasil, a FAMAI (Fundação de Meio Ambiente) e a empresa Meu Copo Eco.

Uniu-se ao evento a UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí), que irá envolver o Laboratório de Conservação e Gestão Costeira, por meio do Projeto de Extensão “Unidades de Conservação é Preciso” e Projeto Somos do Mar, parceiro do Laboratório. O Projeto de Extensão Água Viva e Oceanos, Laboratório de Ciências Ambientais e o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) também estarão presentes no evento. Exposição de Animais Marinhos, Perigos Visíveis e Invisíveis, Lixo Marinho Arte Com-Ciência, são algumas das exposições que irão integrar as atividades.

As atividades físicas ficarão por conta da SURFITNESS, que oferece treinamentos inovadores, inspirados no surfe. A SURFITNESS BOARD, é um equipamento para treinamento funcional, que consiste em uma plataforma instável em formato de prancha de surfe, permitindo a simulação de movimentos e técnicas do surfe. A SURFITNESS BOARD estará disponível para realização de movimentos de aquecimento, alongamento, ativação muscular e técnicas do surfe.

Realização:Swell Eventos. Supervisão: ASPI e FECASURF.

Fotos: Cedidas pelo Atleta Leonardo Barcelos.

Deixe seu comentário!

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.