Miguel Pupo quer ser o primeiro bicampeão do Oi Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha

Miguel Pupo – DE VOLTA AO CT ESSE ANO, O VENCEDOR EM 2012 ESTÁ ANIMADO PARA UMA NOVA VITÓRIA NO QS 5000 DE 11 A 16 DE FEVEREIRO

De volta ao World Surf League Championship Tour (CT), a elite do surf mundial, e de bem com a vida, o paulista Miguel Pupo quer colocar de vez seu nome na história do Oi Hang Loose Pro Contest, apresentado por Elétron Energy, o mais tradicional campeonato da modalidade no País. Vencedor em 2012, ele surfa para tentar ser o primeiro bicampeão do evento na ilha de Fernando de Noronha, que este ano será realizado de 11 a 16 de fevereiro.

Miguel Pupo
Campeão em 2012
(@WSL / Daniel Smorigo)

Até hoje, em 32 edições realizadas, desde 1986, apenas quatro atletas conseguiram vencer duas vezes, e nas 14 etapas feitas no arquipélago, nenhum surfista repetiu o primeiro lugar. Quem chegou mais próximo foi o saudoso Jean da Silva, primeiro colocado em 2006 e vice em 2012, superado justamente por Miguel Pupo. A competição valerá como etapa do WSL Qualifying Series (QS), status 5000, da World Surf League e abre o calendário sul-americano, na Praia da Cacimba do Padre.

“Noronha faz parte do meu planejamento de pré-temporada, na verdade fica bem na metade da minha preparação, então serve como um ótimo treino. Sempre que teve a etapa, eu participei, estando no CT ou não. É um lugar legal, que eu adoro e que já fui campeão antes. Poucas vezes um atleta ganhou duas vezes esse evento e para mim já é um objetivo. Seria uma grande honra poder vencer um campeonato tão especial como esse mais de uma vez. Então, as expectativas são grandes”, diz o surfista, que mora na Praia de Maresias, em São Sebastião.

Miguel Pupo
Miguel Pupo
(@WSL / Daniel Smorigo)

Miguel fala com carinho da sua relação com o arquipélago e também com o próprio Hang Loose Pro Contest. Ele lembra a primeira vez que surfou na ilha, em 2006, durante um evento especial para surfistas mirins. “Acabei vencendo. Comecei a minha história com Noronha com o pé direito. Depois, foram vários momentos especiais. Quando venci o Hang Loose Paulista amador, tinha uma passagem para a Ilha e participação no Mundial”, recorda.

“No ano seguinte consegui vaga e das dez melhores notas do evento, acabei fazendo quatro ou cinco notas 9 e com 16 anos foi mais uma aparição boa para a minha carreira, mais uma vez mostrando que é um lugar que se encaixa com o meu surf”, acrescenta também falando da conquista em 2012. “Foi a minha primeira vitória no Brasil. Foi importantíssimo vencer em casa e num ano que tinha altas ondas. Foi um dos eventos mais clássicos que já teve”, conta.

Miguel Pupo
Miguel Pupo
(@WSL / Daniel Smorigo)

Além das condições “clássicas”, Miguel valoriza ainda mais sua vitória pelos adversários que enfrentou na reta final do evento. “Foi especial. Enfrentei na semi o Ricardinho do Santos e na final o Jean da Silva, que já tinha vencido a etapa. Infelizmente os dois não estão mais aqui, mas tive a oportunidade de competir contra eles naquela onda que eles dispensavam comentários”, ressalta Miguel.

BICAMPEÕES – No Hang Loose Pro Contest, o primeiro bicampeão foi o ícone australiano Tom Carroll, em 1987 e 88, na Praia da Joaquina, em Florianópolis/SC. Depois, mais uma vitória “aussie” com Nicky Wood, em 91 e 92, na Praia das Pitangueiras, em Guarujá/SP. O paranaense Peterson Rosa também venceu em Guarujá, em 95 e depois na Praia de Maresias, em 99. Já o cearense Fábio Silva garantiu a primeira conquista em 96, na Baia de Maracaípe, em Ipojuca/PE e 2001, em Fernando de Noronha, com as finais realizadas no Abras.

No ano passado Miguel competiu no retorno do Hang Loose Pro Contest à ilha, ficando em nono lugar, mesmo com a melhor nota da bateria, superado pelo norte-americano Cam Richards, que chegou até a semifinal. Aos 28 anos de idade, ele diz estar muito bem para essa nova temporada, de volta ao CT. “Ainda tenho muita lenha para queimar. Não estou muito ansioso para a reestreia. Acredito que tenho experiência suficiente”, avisa.

Miguel Pupo
Campeão em 2012
(@WSL / Daniel Smorigo)

“Foram oito temporadas consecutivas. Já me sinto mais tranquilo, conheço os lugares, a pressão, os eventos. Na realidade agora é um sentimento bom, de estar de volta, onde queria estar o tempo inteiro, de rever a galera que convivi tanto tempo. Vai ser bem legal e espero que a temporada comece bem já em Noronha”, fala Miguel.

Para o CT, ele mostra animação com a disputa em G-Land, que está de volta ao Tour, e no Surf Ranch, nos Estados Unidos. “Estou ansioso por G-Land por não ter surfado lá, uma onda para esquerda, perfeita tubular, e também para a piscina de ondas, que gosto muito, um evento bem técnico, diferente. Espero que seja um bom ano para mim”, ressalta.

Pódio em 2012
(@WSL / Daniel Smorigo)

Apesar de estar de volta na elite, Miguel ainda segue batalhando por patrocinadores e não se abala. “Patrocínio é complicado. Situação do mercado não é das melhores. Infelizmente alguns patrocinadores acabaram me deixando na classificação, mas não desanimo. Vivi isso antes. Já disputei o CT sem patrocínio. Não preciso da aprovação de ninguém para estar onde estou. Vou continuar com Nossolar e Surfview”, completa.

Oi Oi Hang Loose Pro Contest, apresentado por Elétron Energy já conta com mais de 100 atletas de 18 países. O vencedor da etapa, além dos 5 mil pontos no ranking QS, fatura US$ 15 mil. O evento é uma realização da World Surf League (WSL) com patrocínios da Oi e Elétron Energy, através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo de Pernambuco, tendo como proponente o Instituto Incentiva, e da Hang Loose.

Informações também com o gerente de mídia da WSL Latin America, João Carvalho, pelo telefone (48) 999-882-986 ou e-mail jcarvalho@worldsurfleague.com

—————————————

Fabio Maradei – FMA Notícias

contato@fmanoticias.com.br 

🌴Acesse: http://inparadise.com.br
🌴Entre pro nosso Grupo de Boletim das Ondas do Telegram: https://t.me/inparadisesurfgrupo
🌴Canal Telegram: https://t.me/inparadise
🌴Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/inparadise_site/
🌴Facebook: https://www.facebook.com/siteinparadise/
🌴Twitter: https://twitter.com/SiteInParadise
🌴Pinterest: https://br.pinterest.com/inparadisebr/

🌴You Tube: https://www.youtube.com/Siteinparadise

BAIXE NOSSO APP E FIQUE LIGADO EM TUDO QUE ACONTECE POR AQUI!

Confira mais promoções no In Paradise! Clique aqui!
IN PARADISE RADIO! OUÇA SEM MODERAÇÃO! CLIQUE AQUI!

In Paradise é um site de variedades e estilo de vida, voltado aos esportes, cultura e meio ambiente. Desde sua fundação em Abril de 2013, vem conquistando novos internautas apaixonados por esse nicho a cada dia. Esses internautas são homens e mulheres espalhados pelo mundo, que gostam de estar sempre antenados nas novidades e de experimentar coisas novas e divertidas.

Somos apaixonados por esportes, cultura, meio ambiente, moda, designer, fotografia, gastronomia e tudo que existe por ai de mais criativo.

Além disso, o In Paradise tem um layout amigável e integrado com as principais redes sociais interativas. O site se conecta com seus leitores por meio de um editorial relevante e original, construindo uma relação fiel de parceria com seu público.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.