O evento patrocinado pela grande marca de Surfwear Vida Marinha teve um primeiro dia muito bom. 

Após o dia amanhecer com chuva e vento maral moderado, a chuva parou e o vento ficou fraco, encerrando a primeira fase da competição de maneira positiva. A previsão pra domingo é boa, gerando uma expectativa de show de surfe dos Legends brasileiros.

Fabio Gouveia Foto Marcio David

A COMPETIÇÃO

Na categoria Master (acima de 35 anos), o Ranking 2019 do Circuito The Legends Vida Marinha é liderado pelo ex-integrante do WCT, o gaúcho Rodrigo “Pedra” Dornelles, que se lesionou neste último grande swell que entrou na costa brasileira e não pôde competir. Desta maneira, a sua posição não poderá ser defendida. Raphael Becker, segundo colocado no ranking, segue vivo na competição, assim como o terceiro colocado Gabriel Piccoli.

Já na categoria Gran Master (acima de 40 anos), o surfista da praia do Santinho Adriano Lemos perdeu na primeira fase, deixando a liderança do ranking aberta. Rodrigo “Pedra” Dornelles era o segundo colocado também está fora. O caminho está aberto para outro atleta de Florianópolis, o terceiro colocado Guga Arruda, que está confirmado na semi-final.

Guga Arruda Legends Foto Marcio David

Guga Arruda lidera o ranking da categoria Kahuna (acima de 45 anos) e segue vivo na competição para defender a sua liderança. Jojó de Olivença é segundo colocado no ranking e também está confirmado. O mesmo não ocorre como terceiro colocado Dalmo Meireles, que perdeu na primeira fase.

Não foi disputada a primeira fase da categoria Gran Kahuna neste sábado. A primeira bateria dela entrará na água neste domingo, sendo que o líder do ranking Jojó de Olivença está presente. Jojó é natural da Bahia, porém reside há muito tempo no Guarujá/SP, onde dirige a ONG Projeto Ondas, Surf & Cidadania.

“Continuo na luta. Amanhã tem mais!”, diz Jojó após a última bateria do dia.

Jojo De Olivenca Foto Marcio David
Marcio Leal Foto Marcio David

ESPAÇO SURFLAND

Um dos patrocinadores, a Surfland Brasil, que instalará um complexo com uma piscina de ondas em Garopaba, ofereceu uma área VIP para os atletas Legends.

O Espaço Surfland ofereceu quiropraxia, com a Letícia e o rafa fazendo ajustes na coluna e liberação muscular nos atletas. A quiropraxia está cada vez mais presente no surfe, tratando e prevenindo lesões.

Outra atenção disponibilizada para os Legends brasileiros foi a Tecnologia Espacial conhecida como Tecnologia Keshe, que trabalha por interação de Campos, harmonizando o corpo por Campos Eletromagnéticos, deixando o atleta mais leve, mais rápido e com mais foco. O trabalho foi conduzido pela pesquisadora, palestrante e terapeuta Bia Bittar.

Foto Marcio David
Foto Marcio David

AÇÃO CORONA X PARLEY

Um grupo de voluntários mostrou que a vontade de ajudar os oceanos e o planeta é mais forte do que o frio e o vento gelado. Conduzido pela ação Corona x Parley, 20 voluntários retiraram 84kg de resíduos da beira da praia da Ferrugem, após uma sessão de yoga a beira mar. No final da ação, todos fizeram um grande brinde com algumas Coronas geladas.

“Garopaba tem uma população muito consciente, praias muito bem cuidadas, especialmente no inverno sem o movimento turístico, a faixa de areia é bem limpa. Mas mesmo em praias limpas ainda se encontra muito microlixo em as pedras e vegetação. Os voluntários estão de parabéns pelo engajamento!”, diz Thaís Gonçalves, Coordenadora da Parley Brasil.

Os resíduos foram encaminhados à empresa Carbo Brasil, que os reciclarão e os transformarão em produtos que serão doados à ASG (Associação de Surf de Garopaba), obtendo assim o Selo Consciência Circular para o evento. Esta ação está sendo realizada pela ONG Eco Local Brasil.

O QUE VAI ROLAR NO DOMINGO?

As grandes finais! Um show de surfe dos Legends brasileiros, com uma ótima expectativa frente a previsão das ondas e do tempo! As quatro categorias do evento serão encerradas. O Espaço Surfland continuará ativado, com as mesmas atividades.

Fora isso, o Bar do Zado se tornou o Bar Corona Oficial do evento, onde você poderá assistir a este show de surfe tomando uma Corona bem gelada e degustando as delícias oferecidas pelo estabelecimento.

Como de praxe, o Circuito The Legends Vida Marinha resgata, valoriza e mantém viva a memória do surfe nacional, estadual e local. Além dos Campeões Brasileiros ABRASP e Catarinenses Profissionais das décadas de 70 e 80, o Circuito homenageará alguns Legends Locais durante as premiações deste domingo.

O CIRCUITO

Esta é a quarta temporada seguida da competição, criada especialmente para as lendas do surfe brasileiro. A primeira etapa foi realizada nos dias 25 e 26 de maio, em Laguna/SC. As próximas etapas acontecerão em 27 e 28 de julho (Garopaba); 19 e 20 de outubro (São Francisco do Sul); 14 e 15 de dezembro (Florianópolis).

O objetivo do Circuito é manter viva a memória do surfe brasileiro, catarinense e local (município de cada etapa), no âmbito competitivo e na história do surfe local, além de manter os atletas Masters ativos no cenário competitivo.

O evento soma 1.000 pontos para o Ranking Profissional Master da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional) e para o Circuito Master Surf SC 2019.

Além de uma competição com alto nível de surfe, o evento serve como um reencontro e uma confraternização entre alguns dos atletas que fizeram história nos primórdios do surfe brasileiro.

CONFRATERNIZAÇÕES CORONA ENTRE LEGENDS

Na sexta-feira (26) a noite foi realizada uma confraternização de lançamento da etapa no NaLata Skate Food, com muito Hard Core ao vivo. No sábado a noite está programada outra confraternização com som ao vivo na Hamburgueria Buenas Ondas, junto ao Beach Club Pitaya. Os encontros são abertos ao público.

QUEM ESTÁ JUNTO AO EVENTO?

Patrocínio: Vida Marinha e SurfLand.

Apresentação: Cerveja Corona.

Copatrocínio: Banana Wax; Kbral Auto Center; Prefeitura Municipal de Garopaba.

Apoios locais: Restaurante Aborígene; Pousada Beira Mar; Nalata Skate Food; Pousada Ferrujão; Pousada Maunaloa; Pitaya Pousada e Beach Club; Buenas Ondas; NaLata Skate Food.

Ações Socioambientais: Parley of the Oceans; Eco Local Brasil; Carbo Brasil; Açaizeiro; Ecogaropaba; Meu Copo Eco.

Realização: Swell Eventos; Match Sports; ASG. Supervisão: FECASURF; ABRASP.

Fotos: Marcio David

Veja mais fotos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.