HOSSEGOR PARA DUROS - SURF TRIP

POR: KIKO BUNGUS

HOSSEGOR PARA DUROS – SURF TRIP

A região de Hossegor, no sul da França é muito bonita! Parece muito com a área do Moçambique aqui em Floripa, só que umas 100 vezes maior, com suas florestas de Pinus preservadas (que lá são nativos, ao contrário daqui!) formando um grande parque com uma rodovia que corta de norte a sul e vai margeando o litoral.


Essa rodovia tem padrão europeu (sem buracos e limpa) e com ciclofaixa em toda a sua extensão.

O cheiro de Pinus está em toda parte e até parece que o lugar foi lavado com detergente.


Em pontos estratégicos há campings públicos com toda a infra estrutura, como bocais com eletricidade, banheiros com vasos sanitários em 3 modelos diferentes pra todo o tipo de cultura (há quem prefira agachado!), chuveiros quentes e cozinha coletiva.

HOSSEGOR PARA DUROS - SURF TRIP
HOSSEGOR PARA DUROS - SURF TRIP

O impressionante é que muitos dos frequentadores desses campings deixam várias coisas ao irem embora, pra uso dos que ficam, como xampus, artigos de limpeza, panelas, alimentos, colchonetes, cobertas, lonas e barracas, e tudo fica disponível nas cozinhas, banheiros ou na cerca do camping.

Quem tá sem grana nenhuma pode se virar tranquilamente.


Eu sempre gostei muito de um camping da região conhecido como Woodstock, onde o espírito era igual ao do famosos festival de rock, com os frequentadores sendo em sua maioria hippies de todas as partes da Europa e que davam uma atmosfera muito louca ao lugar, especialmente a noite, quando grandes fogueiras iluminavam o centro do camping e permitiam que vários artistas mostrassem suas performances como acrobatas, malabaristas, mágicos, músicos e afins, e muita gente doida dançando com ou sem roupa.

Loucura lisérgica !

HOSSEGOR PARA DUROS - SURF TRIP
HOSSEGOR PARA DUROS - SURF TRIP

A bagunça era tanta que as vezes a polícia aparecia pra por ordem na casa, mas era só “os homi” irem embora pra festa recomeçar um pouco mais comportada.


Lá era fácil fazer trocas de mercadorias ou vender artigos de praia, e pra mim sempre foi um ponto estratégico pra por a coluna no lugar depois de algum tempo dormindo em um colchonete dentro do carro, assim como pra vender minhas muambas pros turistas, além de ser constante pro surf no verão europeu.


A região toda é uma área de nudismo, por isso era comum ver gente pelada andando por todo lugar a todo momento, especialmente na praia, onde cheguei a ver 3 gerações curtindo a vida como vieram ao mundo. Mas não se impressione ou fique olhando porque é uma profunda falta de respeito e demonstração de falta de educação e civilidade!


Há trilhas bem sinalizadas pelo meio da mata que ligam os campings a praia.

HOSSEGOR PARA DUROS - SURF TRIP
HOSSEGOR PARA DUROS - SURF TRIP

Em toda a orla da região ainda se vê casamatas da 2ª Guerra na forma de iglus de concreto no início da região das dunas e embora seja proibido ocupá-las, vez por outra alguém usa alguma como abrigo.


Essas casamatas ajudaram a formar um fundo ainda melhor pras ondas de Hossegor, pois a presença delas em alguns pontos modificou a topografia da praia e fez bancos perfeitos pra quebrarem direitas e esquerdas tubulares.


A variação de maré por lá é impressionante, podendo chegar a mais de 4 metros, o que faz com todos os dias, na hora da maré enchendo, quebrem ondas de pelo menos meio metro e faz com que quem olhe um pier na maré seca a 1ª vez ache que ele tá quebrado.


Todos os dias, perto das 08:00 h, um carro da polícia passa no camping pra cobrar uma taxa de ocupação equivalente a 10,00 Euros por cabeça.


Quem quiser “burlar” de forma bem brasileira tem que sair antes das 08:00 e mudar a barraca de lugar a cada 3 dias, tendo a preocupação de mudar a lona e a disposição da barraca no terreno (pra parecer que é outra) ou poderá perder tudo.

HOSSEGOR PARA DUROS - SURF TRIP
HOSSEGOR PARA DUROS - SURF TRIP

Por falta de grana eu já tive que recorrer a esse recurso, que me ajudava a comer melhor e pagar o aluguel da bicicleta que eu usava pra ir até o mercado mais próximo pra comprar os mantimentos.

Pra quem vai pra lá de carro eu recomendo comprar todos os mantimentos na Espanha, que fica a uns 60 Kms ao sul, onde tudo é bem mais barato.


Eu me virava comprando frango e fazendo assado na brasa acompanhado de pão, tomate, alface e maionese.

Já na janta eu ia até uma mercearia mais perto de Capbreton e comprava por 10 Euros uma baguete e algum vinho “ordinaire” pra ajudar a me fazer dormir naquela barulheira infernal que normalmente fazia no camping durante toda a madrugada.

Carne de porco ou atum em lata também são opções mais em conta já que a comida por lá é muito cara e dói no coração e no bolso se pensar no quanto se está pagando pra comer tão mal.


Hossegor e o Woodstock, com suas particularidades são lugares inesquecíveis que merecem ser conhecidos, com ou sem grana!

DICA DE LEITURA IN PARADISE

IN PARADISE LOJA

🌴Acesse: http://inparadise.com.br
🌴Entre pro nosso Grupo de Boletim das Ondas do Telegram: https://t.me/inparadisesurfgrupo
🌴Canal Telegram: https://t.me/inparadise
🌴Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/inparadise_site/
🌴Facebook: https://www.facebook.com/siteinparadise/
🌴Twitter: https://twitter.com/SiteInParadise
🌴Pinterest: https://br.pinterest.com/inparadisebr/

🌴You Tube: https://www.youtube.com/Siteinparadise

BAIXE NOSSO APP E FIQUE LIGADO EM TUDO QUE ACONTECE POR AQUI!

Confira mais promoções no In Paradise! Clique aqui!
IN PARADISE RADIO! OUÇA SEM MODERAÇÃO! CLIQUE AQUI!

In Paradise é um site de variedades e estilo de vida, voltado aos esportes, cultura e meio ambiente. Desde sua fundação em Abril de 2013, vem conquistando novos internautas apaixonados por esse nicho a cada dia. Esses internautas são homens e mulheres espalhados pelo mundo, que gostam de estar sempre antenados nas novidades e de experimentar coisas novas e divertidas.

Somos apaixonados por esportes, cultura, meio ambiente, moda, designer, fotografia, gastronomia e tudo que existe por ai de mais criativo.

Além disso, o In Paradise tem um layout amigável e integrado com as principais redes sociais interativas. O site se conecta com seus leitores por meio de um editorial relevante e original, construindo uma relação fiel de parceria com seu público.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.