Giro Floripa – Praia do Matadeiro

Por: Nicolas Carreiro

Salve salve rapeize!!

Saindo da Praia da Armação há uma pequena trilha que leva até a Praia do Matadeiro.

O acesso, que é feito apenas a pé, garante um sossego especial ao lugar, onde não se escutam os barulhos da babilônia.

Praia recheada de história e belezas naturais, cercada por morros e mar, cenário que se completa com a vegetação de restinga (mais rasteira e com galhos mais retorcidos pela ação dos ventos e do sal do mar) e com a mata mais fechada dos morros.

O lugar é frequentado por surfistas principalmente em dias de vento sul (justamente pela proteção natural dos morros que fazem com que este vento não sopre tanto por aqui). Beach breake famoso pela esquerda do costão e que em dias clássicos forma aqueles “triângulos” pela praia toda.

O movimento de surfistas em busca das ondas e o crescente turismo na Praia da Armação, tornaram a praia um dos points do sul da ilha.
Mas antes de tudo isso.

Matadeiro foi realmente um matadouro de baleias e é daí que vem o nome da praia. Hoje ainda se encontram ossadas desses gigantes do mar decorando jardins das casas tanto na Praia do Matadeiro como na Praia da Armação (onde se deu a ocupação açoriana/portuguesa e onde se praticou a caça das baleias como principal fonte de renda por quase um século).

Hoje a Praia do Matadeiro tem mais de setenta moradia, a maioria de veraneio e algumas com moradores fixos. E conta com três restaurantes, estes abrem nos finais de semana, feriados e em alta temporada, porém durante o inverno, podemos acabar nos esbarrar com os restaurantes fechados mesmo nos feriados. Sendo assim, em baixa temporada é bom sempre ir preparado com algum lanche se for passar o dia.

Vale a pena ir cedo, até porque o sol se esconde cedo atrás dos morros que cercam a praia, se ficar friozinho, quando a sombra bater na praia, ainda dá pra voltar até a Praia da Armação e pegar um lindo fim de tarde (veja a matéria com as dicas sobre a Armação aqui).

Lembre-se sempre de levar chapéu, protetor solar, lanches leves como frutas e barras de cereais e Água. Na praia, o sol refletido na areia e no mar queima mais ( não se engane com dias nublados) e o sal do mar somado ao calor e atividades físicas causam mais desidratação, por isso mantenha-se sempre bem hidratado. Tire quantas fotos puder e quiser ou apenas aprecie, aproveite ao máximo o lugar e recarregue as energias. Não leve nada além de seu próprio lixo e deixe apenas pegadas na areia. Também deixo dito aqui, que vale a pena a caminhada até o fim da faixa de areia e, para os aventureiros, há uma trilha partindo do costão direito até a praia da Lagoinha do Leste. Mas esta já é fruto para nossa próxima dica.

Esse foi o giro de hoje!

Aguardem por próximas leituras e até breve!!

Fotos e texto: Nicolas Carreiro

FOTOS

Confira mais Giro Floripa no In Paradise

Siga-nos no Instagram: @inparadise_site

Fan Page: https://www.facebook.com/siteinparadise/

BAIXE NOSSO APP E FIQUE LIGADO EM TUDO QUE ACONTECE POR AQUI!

Confira mais promoções no In Paradise! Clique aqui!

IN PARADISE RADIO! OUÇA SEM MODERAÇÃO! CLIQUE AQUI!  

In Paradise é um site de variedades e estilo de vida, voltado aos esportes, cultura e meio ambiente. Desde sua fundação em Abril de 2013, vem conquistando novos internautas apaixonados por esse nicho a cada dia. Esses internautas são homens e mulheres espalhados pelo mundo, que gostam de estar sempre antenados nas novidades e de experimentar coisas novas e divertidas.

Somos apaixonados por esportes, cultura, meio ambiente, moda, designer, fotografia, gastronomia e tudo que existe por ai de mais criativo.

Além disso, o In Paradise tem um layout amigável e integrado com as principais redes sociais interativas. O site se conecta com seus leitores por meio de um editorial relevante e original, construindo uma relação fiel de parceria com seu público.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.