Giro Floripa – Lagoinha do Leste

Salve salve rapeize, terráqueos e navegantes da web!

Estou de volta com o Giro Floripa e desta vez falando sobre nossa querida Lagoinha do Leste, “Lagoleste” para os mais chegados. Desde pequeno frequento a praia da Lagoinha e na maioria das vezes que fiz a trilha fui pelo costão do Matadeiro (um dos dois acessos para a praia), uma caminhada mais longa que mescla mata aberta e fechada, onde nos momentos de abertura pode se avistar desde a praia da Armação do Pântano do Sul até as dunas da Joaquina (um baita visual). Porém desta vez a intenção é trazer como dica o passeio feito pela trilha que sai do Pântano do sul. Uma opção de trilha mais curta, porém mais ingrime e que nos permite sair ao pé do Morro da Coroa – nosso objetivo desta caminhada.

Quando falamos de trilha é sempre muito importante lembrar de levar água, filtro solar, repelente, chapéu, frutas ou barras de cereais (ou opções de alimentação leve), é bom  lembrar também de usar calçados fechados, bem como roupas leves e tomar cuidado com animais peçonhentos na mata e com pedras lisas ou soltas.

O trajeto até o Morro da Coroa, saindo do Pântano do Sul, leva em media 2 horas de caminhada com uma pausa breve e retorno pelo mesmo caminho, totalizando assim 4 a 5 horas de trilha. Portanto é interessante sair bem cedo, no meu caso peguei a trilha as 7 da manhã. A primeira parte do trajeto consiste em chegar a Praia da Lagoinha do Leste, são aproximadamente 40 minutos de caminhada (mais ou menos 2,5km) em meio a mata atlântica bem fechada. Existem algumas “bicas d’água” no caminho que podem servir de parada para descanso, porém de acordo com o calor e umidade do dia parar significa virar almoço de mosquito, no meu caso prefiro fazer a trilha direto até a praia e deixar pra descansar na areia antes de encarar a subida para a coroa.

Chegando a praia, um breve descanso para recuperar as energias e encarar a subida (sinalizada por uma placa). O inicio dessa segunda parte é mais tranquilo, mas logo a trilha fica muito ingrime e com algumas pedras soltas no caminho, é quase uma “mini escalada” e para os novos visitantes se torna complicado ir sem um guia já que o caminho não é mais sinalizado e existem diversas bifurcações. . A subida leva em média 30 minutos, é bem puxada e exige preparo físico, porém todo esse esforço é recompensado com uma das mais belas vistas de Floripa.

Obviamente a chegada ao topo merece um tempo maior para descanso, contemplação e algumas fotos, como a clássica em cima da pedra dando impressão de estar suspenso sobre um precipício. 

Apesar do esforço físico empregado para fazer a trilha, ir a Lagoinha é sentir o corpo recarregar as energias e voltar para a cidade com um sentimento de leveza único.

A volta é feita pelo mesmo caminho, porém cada um pode escolher fazer o passeio ao seu modo: parando mais tempo na praia, voltando pelo matadeiro ou vice versa, voltando de barco (dependendo da disponibilidade na praia) ou até mesmo acampando por uns dias. A Lagoinha do Leste é uma praia sem construções e bem preservada, que oferece diversos cantinhos pra se conhecer e merece que cada um dedique um pouco de seu tempo para conhecer cada um deles e poder admirar tantas belezas naturais reunidas em um só lugar.

Uma boa opção é parar em um dos restaurantes da Praia do Pantano do Sul na volta e saborear um dos pratos típicos da culinária local à base de frutos do mar, aproveitando o final da tarde.

Texto e Fotos: Nicolas Carreiro

IN PARADISE LOJA

Siga-nos no Instagram: @inparadise_site

Fan Page: https://www.facebook.com/siteinparadise/

BAIXE NOSSO APP E FIQUE LIGADO EM TUDO QUE ACONTECE POR AQUI!

Confira mais promoções no In Paradise! Clique aqui!

IN PARADISE RADIO! OUÇA SEM MODERAÇÃO! CLIQUE AQUI!  

In Paradise é um site de variedades e estilo de vida, voltado aos esportes, cultura e meio ambiente. Desde sua fundação em Abril de 2013, vem conquistando novos internautas apaixonados por esse nicho a cada dia. Esses internautas são homens e mulheres espalhados pelo mundo, que gostam de estar sempre antenados nas novidades e de experimentar coisas novas e divertidas.

Somos apaixonados por esportes, cultura, meio ambiente, moda, designer, fotografia, gastronomia e tudo que existe por ai de mais criativo.

Além disso, o In Paradise tem um layout amigável e integrado com as principais redes sociais interativas. O site se conecta com seus leitores por meio de um editorial relevante e original, construindo uma relação fiel de parceria com seu público.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.