Etapa recheada de ações sociais, ambientais, culturais e físicas

Este Circuito é focado em valorizar e manter na ativa os grandes ícones do surfe brasileiro das décadas passadas. Esta é a quarta temporada seguida da competição, criada especialmente para os ‘Legends’ do surfe brasileiro.

O Circuito Corona The Legends Vida Marinha 2019 possui quatro etapas, distribuídas pelo litoral catarinense. A primeira etapa foi realizada nos Molhes de Laguna. A segunda etapa foi realizada na praia da Ferrugem, em Garopaba. A terceira foi realizada no Molhe do Atalaia, em Itajaí. A etapa final foi realizada neste final de semana, na praia da Joaquina.

RESGATE HISTÓRICO DOS PRIMÓRDIOS DO SURFE NA JOAQUINA

A equipe da Swell Eventos coletou depoimentos dos Legends Locais da Joaquina durante a competição, com o objetivo de contribuir para o resgate, divulgação e valorização da história dos primórdios do surfe na Joaquina e dos principais Legends Locais. Este conteúdo em breve sairá na mídia.

Esta ação já é tradicional no Circuito, que além de valorizar e homenagear os principais Legends do surfe competitivo brasileiro pela ABRSP (Associação Brasileira de Surf Profissional), também busca se integrar e contribuir com o surfe local.

RECUPERAÇÃO DOS LEGENDS GUERREIROS

O Espaço Surfland ofereceu aos Legends o tratamento especializado de uma Fisioterapeuta para contribuir com o desempenho esportivo de alta performance deles.

“Os Atletas que estão chegando aqui normalmente estão chegando após as suas baterias, com algum tipo de dor, normalmente lombar. O que gente está proporcionando aqui é um alívio momentâneo, pois a gente não consegue fazer uma avaliação completa, mas, a gente consegue dar mais conforto para que os Atletas consigam repetir as próximas baterias ou que consigam pelo menos irem para as suas casas e terem um momento mais tranquilo e sem dor”, dia Larissa Alessandra da Silva Ramos, Fisioterapeuta residente na Grande Florianópolis.

CORONA x PARLEY

A Parley for the Oceans é uma organização global que tem por missão combater a poluição de plásticos nos oceanos. A Parley foi criada para acelerar um processo de mudança que já está em andamento.

Simultaneamente ao evento foi realizada uma atividade de um calendário de ações distribuídas pela costa brasileira – projeto CORONA x PARLEY, que teve início em fevereiro deste ano. Desde então já foram realizadas mais de 20 ações mutirões de limpeza, retirando mais de 5 toneladas de resíduos e envolvendo cerca de 1700 voluntários nos seguintes locais: Fernando de Noronha, Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo, Ilhabela, Ubatuba, Itajaí, Garopaba, Fortaleza.

“A ação aqui na Joaquina tem uma característica muito peculiar, você olha para a praia e não vê os resíduos, mas tem muito microlixo. É um resíduo muito antigo, que estão se deteriorando”, diz Thais Gonçalves, Coordenadora da Parley for the Oceans no Brasil. Participaram da ação cerca de 20 pessoas, que retiraram aproximadamente 30 quilos de resíduos das areias da praia da Joaquina.

Participaram também da ação socioambiental um grupo de crianças do projeto social da ASJ (Associação e Surf da Joaquina), que puderam conhecer todo o ambiente do surfe competitivo e a variedade de oportunidades profissionais que o esporte pode oferecer, além de também contribuírem com a ação da Parley e com a roda de conversa.

NEUTRALIZAÇÃO DE GESES DE EFEITO ESTUFA

A Swell Eventos tem minimizado/compensado as suas emissões dos Gases de Efeito Estufa dos seus eventos por meio de uma parceria com o Açaizeiro do Delta, que doa 16 mudas de Palmeira Jussara (Euterpe edulis) para cada evento, com o objetivo de serem plantadas no município da competição, em áreas públicas ou em propriedade privada de pessoas envolvidas com o evento e/ou com o surfe catarinense.

Desta vez parte das mudas foram doadas para Otonei Xavier (vulgo Tonelada), que plantará as mudas na sua residência no Rio Tavares. “Eu costumo fazer compostagem para jogar o que nos pertence pro mundo reciclar. Eu preparo uma área de reciclagem, faço uma vala, jogo um pouco deste material, misturo um pouco com a terra nativa, para depois fazer o plantio”, explica Otonei.

O restante das mudas foi doado pelo Açaizeiro para o local Ian Koerich, que as plantará em um dos estacionamentos da praia da Joaquina. O Biólogo Reinaldo, responsável pela Gestão Socioambiental do evento, também levou algumas mudas para plantar na sua propriedade no Cabo de Santa Marta.

INICIAÇÃO DE STAFF FEMININO

No início da competição fomos surpreendidos por uma menina natural de Florianópolis (que atualmente reside na praia do Rosa). Ela fez um curso de arbitragem em surfe em Matinhos/PR com Jordão Bailo Junior e perguntou se poderia observar e aprender com o julgamento do evento The Legends. A comissão técnica acatou o pedido e acolheu a Milena Torrens.

No decorrer do dia, o Staff ficou sabendo que Milena também tinha participado de uma Oficina sobre Locução de Competição de Surf com o Locutor da FECASURF João Pastega, porém nunca tinha atuado. Desta maneira, a organização do evento permitiu que ela também praticasse um pouco desta área também.Nas eleições da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) para o novo mandato 2020/2024 esta pauta foi abordada, quando foram solicitadas maiores oportunidades para as meninas no Staff Técnico do surfe competitivo, assim, a Swel Eventos optou por contribuir um pouco com este anseio.

ART_LY NA CHOPANA DA ASJ

Lyvia Lozano é Arquiteta e trabalha com artes por meio da ART_LY. Ela foi convidada pela ASJ para realizar uma intervenção artística na chopana sede da Associação durante as competições, interagindo com os eventos e valorizando o patrimônio da ASJ. Durante a etapa do Circuito The Legends não foi diferente.

“Eles conheceram o meu trabalho com as pinturas de prancha e em paredes, e me convidaram para pintar a chopana da ASJ. Eu quis trazer por meio da pintura uma coisa mais realista, mais como uma forma lúdica, da essência do lugar, trabalhando artisticamente de uma forma simples, que tem muito a ver com o surfe”, diz a artista.

“Está sendo muito legal fazer este trabalho, comecei em julho em um evento local, no Interassociações continuamos e a gente começou a fazer este painel com esta sereia meio Iemanjá, abençoando e trazendo esta ideia de que quando você sai da água, você continua na água, e ainda tem a possibilidade de pegar um tubo. Então essa brincadeira foi uma coisa que venho conversando com o pessoal e eu acho que é a cara da Joaquina”, finaliza Lyvia.

PARCEIROS

O Circuito Corona The Legends Vida Marinha é realizado pela parceria entre a Swell Eventos e a Match Sports, com o apoio da ASJ (Associação de Surf da Joaquina) nesta etapa. A supervisão fica por conta da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional) e da FECASURF (Federação Catarinense de Surf).

O Circuito é apresentado pela Cerveja Corona e patrocinado pela Vida Marinha SurfWear e da Surfland Brasil, contando com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (por meio da Fundação Municipal de Esportes) nesta etapa.

O Circuito ainda conta com o apoio da Banana Wax, do Centro Automotivo Kbral, do Studio DoZero e do Meu Copo Eco, além do Cris Hotel e dos restaurantes Àtôa na Jôa e Pedra Careca, que estão dando todo o suporte local.

Fotos: Marcio David

Veja mais fotos:


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.