Atenção
Se o mar estiver agitado e as técnicas não estiverem funcionando, verifique se tem muitas pessoas ao seu redor. Em caso negativo, solte a prancha e mergulhe para o fundo, nadando para frente e fazendo força para não ser arrastado. Depois, é só voltar para a superfície e puxar a prancha. Mas tenha certeza de que o seu leash(cordinha) está em boas condições e é de boa qualidade, para que você não fique na mão.
Durante a remada de retorno, a respiração deve ser nasal, pois ela serve para limpar as narinas de resíduos de água. Além disso, o surfista deve se concentrar no ritmo da sua respiração para diminuir os batimentos cardíacos e a ofegância, adaptando-se às necessidades de acordo com a ondulação, com a corrente de água e com os intervalos entre uma onda e outra.
As dicas acima precisam de treino constante em mares, piscinas, com ondas ou até mesmo sem. O importante é treinar em movimento para ter equilíbrio, força e saber respirar quando o furo da onda acontecer.
Se você conhece outras técnicase dicas úteis para ajudar a furar a onda, deixe nos comentários as sugestões. Caso já tenha utilizado alguma das opções acima, comente a sua experiência com a técnica joelhinho e/ou tartaruga.