ATLETA COMPETIDOR DO CIRCUITO SURF TALENTOS OCEANO VENCE WQS PRO JÚNIOR NO CHILE

A final da categoria Pro Junior do evento Héroes de Mayo Iquique Pro no mês de maio teve uma vibe de uma final de Circuito Catarinense.

Leo Casal é competidor do Circuito Surf Talentos Oceano e Lucas Vicente competia quando o Circuito se chamava Circuito Catarinense Oceano. Nesta oportunidade, ambos defenderam o país em um evento internacional no Chile.

Com apenas 14 anos de idade, Leo Casal assumiu a liderança do ranking sul-americano Pro Júnior da WSL (World Surf League). Lucas Vicente poderia ter conseguido um feito inédito de liderar os dois rankings da WSL South America com a vitória no Chile. Ele começou na frente, mas a briga foi intensa, onda a onda com Leo Casal, que acabou levando a melhor. Atualmente Lucas Vicente é o 2° colocado do ranking adulto e o 4° colocado do ranking Pro Junior da WSL South America.

Fotos: Marcio David

Leo Casal afirma para a imprensa que: “vou correr as próximas para tentar conseguir esse título sul-americano, mas principalmente a classificação para o Mundial Pro Junior, que é meu grande objetivo para este ano”.

Procuramos Leo Casal para conversar. Confira logo abaixo o depoimento dele:

SWELL EVENTOS: Com apenas 14 anos de idade você está se destacando no cenário sul americano do surfe. Você se sente preparado para encarar a elite do surfe mundial?

LEO CASAL: Com certeza esse é o objetivo maior, mas cada passo vem de uma vez, de maneira que pretendo fazer eventos QS especiais para conseguir um excelente seeding esse ano, visando os anos vindouros.

SWELL EVENTOS: Você compete desde qual idade? Ter a oportunidade de competir Circuitos de Base foi importante para a sua carreira?

LEO CASAL: Desde uns 8 anos de idade. Sem dúvida, no Brasil os circuitos de base são supercompetitivos. No exterior já ganhei o Occy Grom Comp 2018, que foi com baterias homem a homem, uma super experiência.

SWELL EVENTOS: O que você acha do Circuito Surf Talentos Oceano? Qual foi/é a importância dele na sua carreira?

LEO CASAL: Todos eventos com a chancela da FECASURF são de alto nível, pois tem muita história e tradição por trás do Staff Técnico, incluindo os Juízes, Diretores de Prova e Patrocinadores.

SWELL EVENTOS: Você vai competir as etapas do Circuito Surf Talentos Oceano em 2019? Quais categorias?

LEO CASAL: Sempre que possível estarei competindo nas categorias Mirim, Junior e Open.

Fotos: Marcio David
Fotos: Marcio David

A PRÓXIMA ETAPA DO CIRCUITO SURF TALENTOS OCEANO

A segunda etapa do Circuito Surf Talentos Oceano será realizada nos dias 29 e 30 de junho, nas praias de Itajaí. Serão quatro etapas em 2019, e o vencedor do ranking da Categoria Junior irá ganhar estadias no barco da Sibon Charters, nas Ilhas Mentawais (Indonésia).

O evento também somará 6.000 pontos para o Ranking Catarinense SCQS da FECASURF (Federação Catarinense de Surf). As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas junto à Federação.

AS ATIVIDADES E OS PARCEIROS

O Circuito é apresentado pela rede Mini Kalzone, grande incentivadora da alimentação saudável, e patrocinado pela Marca Oceano Surfwear, além da participação da Banana Wax, Sibon Charters, Kbral Autocenter e Pro-Ilha Surfboards. Nesta etapa a Prefeitura Municipal de Itajaí, por meio da FMEL (Fundação Municipal de Esporte e Lazer), é a grande parceira.

Além da competição, estão sendo planejadas diversas ações, em parceria com o Projeto keep The Ocean Blue, a ONG Eco Local Brasil, a empresa Carbo Brasil, a FAMAI (Fundação de Meio Ambiente) e a empresa Meu Copo Eco.

Uniu-se ao evento a UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí), que irá envolver o Laboratório de Conservação e Gestão Costeira, por meio do Projeto de Extensão “Unidades de Conservação é Preciso” e Projeto Somos do Mar, parceiro do Laboratório. O Projeto de Extensão Água Viva e Oceanos, Laboratório de Ciências Ambientais e o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) também estarão presentes no evento. Exposição de Animais Marinhos, Perigos Visíveis e Invisíveis, Lixo Marinho Arte Com-Ciência, são algumas das exposições que irão integrar as atividades.

As atividades físicas ficarão por conta da SURFITNESS, que oferece treinamentos inovadores, inspirados no surfe. A SURFITNESS BOARD, é um equipamento para treinamento funcional, que consiste em uma plataforma instável em formato de prancha de surfe, permitindo a simulação de movimentos e técnicas do surfe. A SURFITNESS BOARD estará disponível para realização de movimentos de aquecimento, alongamento, ativação muscular e técnicas do surfe.

Realização: Swell Eventos. Supervisão: ASPI e FECASURF.

Fotos: Marcio David

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.