Durante a noite de sexta-feira a cidade de Laguna foi inundada pela maior chuva dos últimos anos. A previsão de um ciclone para a região se confirmou, trazendo ventos fortes, muita água e destruição em toda a cidade.

O vento destruiu parte da estrutura do evento, e a chuva alagou a cidade inteira. Na manhã de sábado a Prefeitura Municipal de Laguna decretou Estado de Calamidade Pública.

Com a estrutura parcialmente destruída e o Estado de Calamidade Pública decretado, todas as atividades em homenagem aos Botos Pescadores de Laguna programadas para a Vila Cultural foram canceladas, pois todos os esforços da Prefeitura e dos seus parceiros ficaram voltados para auxiliar a população impactada pelo fenômeno natural. Os shows musicais em homenagem aos botos também foram cancelados.

– Foto Marcio David

Os únicos shows que não foram cancelados foram o show de surfe da galera Master que veio de todas as partes do Brasil e o show das ondas oferecidas pela praia do Mar Grosso. A chuva parou na metade da manhã, abrindo um lindo sol, agraciado pelo vento terral. Ondas de um metro (com séries maiores) rolaram em frente ao Posto 1 e à sede da ASL (Associação de Surf de Laguna), abrindo para os dois lados.

Na beira da praia, boa parte dos surfistas da cidade de Laguna e das cidades do entorno misturavam-se entre os atletas Legends e turistas para assistir ao espetáculo, bebendo uma Cerveja Corona e apreciando uma comida mexicana do El Chicano. Devemos agradecer à Prefeitura Municipal de Laguna por proporcionar este evento para a população.

– Foto Marcio David

COM A PALAVRA, OS LEGENDS:

SAULO LYRA é um dos homenageados pelo Circuito (Campeão Catarinense em 1990) e um dos idealizadores da competição junto à Swell Eventos. Ele gerou um depoimento muito interessante, que ilustra o surgimento do Circuito: “depois que a gente se aposentou do surfe profissional, todos com veia competitiva, ficou faltando onde competirmos, pois não tinha espaço para a gente e a carência de campeonatos com as categorias Masters era muito grande, então a gente pressionou a Swell Eventos, que comprou a ideia, e agora a gente já esta no quarto ou quinto ano deste Circuito”.

É muito mais do que uma competição, nenhum de nós vende bateria barato, nenhuma, ta ali uma infinidade de nomes super competitivos, mas que um já é pai, o outro avô, cada um já está bem maduro, todos com os seus fios de cabelos brancos e com mais amor no coração, mais intensidade na relação pessoal, não só competitiva, o que torna esse evento mágico! A gente compete, mas tem uma coisa de energia, de amizade, de ver um amigo, um ta mais carequinha, o outro ta mais gordinho, o outro ta mais saradinho, a gente ri, a gente brinca, mas a gente torce pela saúde de todos, quer ver todo mundo pegando onda, então esse campeonato e esse ano principalmente ta com uma energia animal!”.

MDIO foi o grande Campeão da categoria Grand Kahuna (acima de 50 anos de idade) em 2018, e foi entrevistado logo após passar uma bateria na primeira colocação: “só agradecer a toda a organização, esse ano o circuito virou Brasileiro pela ABRASP, então tem Jojó de Olivença na água, Fabio Gouveia, Guga Arruda, Ivan Junckes, o pessoal todo Profissional das antigas, e competir com essa galera é muito legal! O mar está demais, tubular, muito legal! parabéns e que continue assim! vamo embora!”.

MDio Legends – Foto Marcio David

RODRIGO “PEDRA” DORNELES foi um ex-integrante da elite do surfe mundial (CT da WSL), e abrilhanta o Circuito com a sua presença. Eles nos falou que: “Muito legal este Circuito! No ano passado eu tive a oportunidade de correr a última etapa na praia do Rosa, e foi uma experiência muito legal, ganhei a Master, fui pra final na Gran Master e fiquei em quarto. É muito boa a vibe do campeonato, de rever os amigos, sentir aquela adrena de correr bateria de novo, pois fazia um tempo que eu não competia, então é muito legal!”.

“A evolução deste Circuito faz parte da evolução do surfe no geral. Tem que valorizar quem já fez muito pelo esporte. Hoje em dia a galera está surfando com os seus 40, 50, 60 anos, a galera está dentro da água! Tem que valorizar isso ai! Assim como tem que valorizar a nova geração, também tem que dar valor pra quem já fez história ai no Brasil!”.

Rodrigo Dornelel LegendsFoto Marcio David

BILO é outro atleta homenageado pelo Circuito (Campeão da Copa Catarinense de 1985), e destaca a importância do incentivo na premiação da competição: “a gente sempre se sente muito engrandecido e lisonjeado pela homenagem, isso é uma coisa importante porque na verdade a historia é que alicerça o futuro de tudo que está acontecendo ai, e a gente faz parte desta história, então essa iniciativa da Swell Eventos de fazer o The Legends e, principalmente, premiar com uma quantia em dinheiro a competição em todas as categorias é muito importante, fundamental para que incentive, pois nós já somos veteranos, e a gente está aqui, estamos deixando a família no final de semana, cada um tem a sua vida já encaminhada, e a gente voltar pra cá pra competir é uma coisa que sai da nossa rotina, então é muito importante esse incentivo aos atletas, e espero que isto se consolide e cada vez mais venha a melhorar”.

AMANHÃ

Amanhã a competição terá início às 07:30, com a categoria Grand Kahuna. A primeira bateria será entre o surfista local Marcelo Massi (Chelo), o MDIO (Campeão em 2018) e o Bicampeão Brasileiro e atleta homenageado pelo Circuito Jojó de Olivença (1988 e 1992).

A ONG Eco Local Brasil e a empresa Carbo Brasil irão realizar uma ação de limpeza na área de ocorrência da Pesca Interativa, como homenagem ao Dia Estadual do Boto Pescador de Laguna. Participarão também da atividade o Programa Protetores Ambientais da Polícia Militar Ambiental e a Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de Laguna).

O Açaizero esteve presente no evento, divulgando o seu projeto, que visa aumentar a quantidade de açaí plantado e produzido na região, além de neutralizar emissões de Gases de Efeito Estufa da produção de pranchas de surfe.  Está havendo a doação de mudas de árvores nativas durante o evento.

Diego Rosa Legends – Foto Marcio David

PARCEIROS

Patrocínio: Vida Marinha. Apresentação: Corona. Copatrocínio: Banana Wax; Kbral Auto Center; Prefeitura Municipal de Laguna. Apoio: Hotel e Restaurante Atlântico Sul; Hotel Renascença; Hotel Mar Grosso; Studio Zero Agência de Marketing; Restaurante Pardal’s; Restaurante El Chicano; Sul Internet. Ações Ambientais, Culturais e Sociais: Meu Copo Eco; ONG Eco Local Brasil; Carbo Brasil; Polícia Ambiental de Laguna; Marinha do Brasil; Açaizero. Produção: Swell Eventos; Match Sports. Realização: ASL; ASTFSM. Supervisão: FECASURF; ABRASP.

Confira os melhores momentos do dia de sábado, pelas lentes do Fotógrafo Marcio David. 

– Foto Marcio David
Fabio Gouveia Legends – Foto Marcio David
– Foto Marcio David
– Foto Marcio David
Fabio Gouveia Legends – Foto Marcio David
Marcio Leal Legends – Foto Marcio David
Marcos Cabral Legends – Foto Marcio David
Silverio Jorge Legends – Foto Marcio David
Stewson Crippa_Legends – Foto Marcio David

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.