Por Kiko Bungus

Fui surfar com meus amigos e comemorar o fim da famigerada época da pesca da tainha, e por isso a alegria era grande na água, com aquele sentimento de camaradagem e disputa num mar meia boca mas divertido.

AMIGOS, CROWD, RABEACEIRA E O FEELING DO SURF.
Nunca me incomodei em ser rabeado em um mar meia boca, muito menos por amigos, até porque nessa condição vale mais a diversão que a performance mas ser rabeado na minha última ondinha e a que parecia a melhor do dia me deixou mordido, mas já foi e como tô com vários quilos a mais e fora do rip, não é nada que me tire a alegria de viver! Por outro lado foi o suficiente pra me fazer pensar na transformação que o surf teve lá desde os primórdios, quando os polinésios se divertiam surfando juntos e reverenciando seu rei, até os dias de hoje, quando a galera se engalfinha numa disputa ferrenha por espaço e pelas ondas em meio a um crowd cada vez mais intenso.

Já não é mais tão fácil pegar ondas só com a galera amiga e naquele clima de parceria onde o respeito faz a solidariedade reinar e a harmonia também.

Há aquele tipo de onda gorda e emparedada como Makaha (no Hawaii) onde é possível vários surfistas irem na onda sem problema, ou ondas mais fortes como Waimea, mas aí já é bem mais perigoso.

No geral, ondas rápidas e cavadas não permitem que mais de um surfista consigam surfar direito e ser rabeado nessa condição quase sempre acaba em rolo. Quanto maior e mais cavado, mais perigoso!

Bom, só sei que hoje levo o surf muito mais na brincadeira, não me estresso mais com disputas, ainda mais num mar xexelento e prefiro mais a diversão, guardando minhas energias pra mares de mais responsabilidade e emoção.

AMIGOS, CROWD, RABEACEIRA E O FEELING DO SURF..
Por isso, bom surf a todos aqueles que tem essa paixão no sangue, mas lembrem-se que estamos no mar pra lavar a alma e nos divertir, por isso não leve nada tão a sério ao ponto de te tirar a alegria, senão vai mais pro ladinho ou acorda na madruga e faz a cabeça sozinho.

Kiko Bungus é biólogo, surfista, fabricante de pranchas de surf, viajante, ambientalista, fotógrafo e empresário do ramo da gastronomia

Leia mais Kiko Bungus!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.