Como de praxe, por onde passa o Circuito Mini Kalzone Surf Talentos Oceano são oferecidas atividades socioambientais e um engajamento com as causas locais indicadas pela associação de surfe receptora do evento, visando a formação cidadã da nova geração de atletas brasileiros e a contribuição com a conscientização socioambiental da população local e do público web (pela transmissão ao vivo).

Neste último final de semana não foi diferente em Imbituba!

NÓS CUIDAMOS DE IMBITUBA

Ao ser confirmada Imbituba como a sede da última etapa, a organização do evento entrou em contato com a Diretoria de Meio Ambiente da ASI (Associação de Surf de Imbituba) para planejar as ações socioambientais.

A ASI é uma associação de grande proatividade socioambiental, com um histórico que mostra um grande engajamento nas lutas coletivas pela conservação ambiental de Imbituba. Quando foi informada a data da competição, a Swell Eventos recebeu a ótima informação de que a ASI já estava engajada junto à outras instituições municipais para a execução da ação NÓS CUIDAMOS DE IMBITUBA, no dia 08 de dezembro, simultaneamente à competição do Surf Talentos.

Desta maneira, a Swell Eventos, o Circuito Surf Talentos e os projetos socioambientais que o acompanha durante todo o ano, como o Keep the Ocean Blue, a Eco Local Brasil e a empresa Meu Copo Eco, decidiram participar e somar à esta grande iniciativa do pessoal Imbituba.

A ação consistiu em uma mega operação de proteção e recuperação dos ambientes naturais de Imbituba, contemplando limpeza de praia, cercamento de dunas frontais, plantio de mudas de árvores nativas e produção e fixação de placas de conscientização ambiental. Participaram da ação, com voluntários ou estrutura:

·         Associação de Surf de Imbituba

·         Instituto Ecosurf – Santa Catarina

·         Keep The Ocean Blue

·         Instituto Australis

·         Instituto Monitoramento Mirim Costeiro

·         ONG Eco Local Brasil

·         Projeto PLANTE

·         Projeto de Monitoramento de Praias – PMP/ UDESC Laguna

·         Lets Go Surfinggirls

·         Surfe Feminino em Movimento

·         Ser Humano Surf

·         Conselho Comunitário da Ibiraquera

·         Movimento Rosamor

·         Rota da Baleia Franca

·         Swell Eventos

·         Açaizeiro

·         Movimento Fora Cattalini.

 “Mais uma missão cumprida. Gratidão a todas as pessoas e entidades envolvidas na ação Nós cuidamos de Imbituba. Cada um doou seu tempo, suas habilidades e força para que esse mega mutirão do bem acontecesse. A ação Nós Cuidamos de Imbituba não vai parar na Praia da Vila e também não tem dono. Essa ação é uma iniciativa coletiva, esta aberta a todas as pessoas, grupos e instituições que queiram fazer ações voluntárias para melhoria e cuidado com os ambientes naturais da cidade”, postou Amanda Suita de Moraes, Diretora de Meio Ambiente da ASI, em suas redes sócias.

Junto à mensagem, Amanda publicou os resultados da ação:

·         100 mudas de plantas nativas plantadas e mais de 50 distribuídas aos participantes.

·         12 placas educativas colocadas em pontos estratégicos.

·         1.361 resíduos sólidos recolhidos, identificados e destinados corretamente. 1° Lugar Bitucas de Cigarro (504 unidades); 2° Microplástico (298 unidades); 3° Lugar Pedaços de Plástico (74 unidades).

·         Cercamento de proteção das dunas e da restinga (vegetação nativa).

·         As tampinhas de plástico serão encaminhadas a Rede Feminina de Combate ao Câncer e as bitucas serão transformadas em uma baleia Franca que será utilizada em ações de educação ambiental.

VISITE A ROTA DA BALEIA FRANCA ENTRE JULHO E OUTUBRO

Foi convidada para participar desta etapa do Circuito Surf Talentos a coordenação da Rota da Baleia Franca (RBF), que topou na hora. A Rota da Baleia Franca é um destino turístico que integra os municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna, onde você encontra lindas praias, trilhas, muita história, cultura e paisagens deslumbrantes, além de muito surfe. Entre os meses de julho e outubro a RBF recebe a visita das majestosas baleias francas e se torna o local ideal para realizar observação. Saiba mais: http://rotabaleiafranca.com.br/ .

Imbituba é a Capital Nacional da Baleia Franca e faz parte do destino turístico Rota da Baleia Franca, assim, a RBF produziu uma parede da lona do Centro Técnico para doação à ASI, com uma imagem cedida pelo Instituto Australis. A imagem ilustra a cauda de um filhote de baleia franca em tamanho real para as pessoas poderem ter esta noção de proporcionalidade com o animal.

A RBF também ofereceu um artista local para fazer pinturas de baleias nas pranchas da premiação. Rafael Haesbaert é nativo da comunidade do Farol de Santa Marta, Pescador, Artista e Surfista local, pinta pranchas para Shappers e surfistas locais da região, pinta quadros, telas e faz arte em paredes, principalmente voltados a temas como surfe, paisagens e baleia.

O EVENTO

            O Circuito Mini Kalzone Surf Talentos Oceano é um dos maiores e mais tradicionais circuitos de categoria de base do Brasil. No ano de 2019 foram quatro etapas: (1) praia da Saudade, em São Francisco do Sul; (2) praia Brava, em Itajaí; (3) praia Mole, em Florianópolis; (4) praia da Vila, em Imbituba.

O Circuito possui um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) planejado e executado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado, que gera uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pela gestão do evento e pelo conteúdo de educação e conscientização socioambiental trabalhado.

            A pegada socioambiental do Circuito é muito forte, e visa contribuir para a formação cidadã dos atletas e da sociedade. Alguns detalhes ilustram isso, como os troféus com lixo reuzinado de limpezas de praia nos eventos e a Certificação CarbonOk, que visa neutralizar as emissões de gases de efeito estufa do evento.

            Para realizar a neutralização dos gases, foi firmada uma parceria com o Açaizeiro para o plantio de 15 mudas de Palmeira Jussara (Euterpe edulis) em uma área na praia do Luz, município de Imbituba. A área é de propriedade do Fotógrafo Ambiental Adriano Becker, que com certeza cuidará muito bem delas.

PARCEIROS DA ÚLTIMA ETAPA DO CIRCUITO SURF TALENTOS

O Circuito é apresentado pela rede Mini Kalzone e patrocinado pela marca Oceano Surfwear. Copatrocinam o Circuito: Sibon Charters; Banana wax; Kabral Centro Automotivo. Apoio: Meu Copo Eco; Studio DoZero; Keep The Ocean Blue; Eco Local Brasil; Açaizeiro.

Nesta etapa o Circuito conta também com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Imbituba e o apoio local de: JR Surfboards; Hotel Henrique Lage; Pousada Chaday; Churrascaria Boio Preto; Sicred; Corpo de Bombeiros Militares de Imbituba; Rota da Baleia Franca. As ações socioambientais ficaram por conta do movimento Nós Cuidamos de Imbituba.

Realização: Swell Eventos e ASI (Associação de Surf de Imbituba), sob supervisão da FECASURF (Federação Catarinense de Surf).

Fotos: Marcio David

Veja mais Fotos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.