Os anos 80 também se caracterizaram por diversas outras experimentações em termos de adição de quilhas, com o surgimento das quad (Ricardo Bocão é considerado por muitos o idealizador), a Star Fin (uma única quilha com a ponta estrelada) e diversos tipos de fundos e rabetas, incluindo as pranchas assimétricas, com um lado da prancha com out line diferente do outro lado.
E então nos anos 90, com o circuito mundial ganhando cada vez mais etapas, força, visibilidade e atletas, que tinham que levar cada vez mais pranchas, surgiu a necessidade de diminuir o volume ocupado pelas pranchas e resolver o problema da fragilidade das quilhas, que se quebravam com frequência no transporte.
Pra resolver a questão foram pensadas e desenvolvidas diversas tecnologias e formas pra usar quilhas móveis, com diferentes tipos de encaixe que foram sendo testados, até que nos anos 2000 a FCS desenvolveu um sistema de plugs de encaixe realmente funcional e revolucionário, que além de permitir colocar e retirar as quilhas com segurança e agilidade, também acrescentou o conceito de diversas formas de quilhas, desde as menores pra dias pequenos, até as maiores, pra dias de ondas mais fortes, e com isso uma prancha podia mudar radicalmente de performance apenas mudando o modelo e tamanho das quilhas.