A BARCA DOS PÉ FRIO! SURF TRIP NO PANAMÁ E COSTA RICA.
amazon music

POR: KIKO BUNGUS

A BARCA DOS PÉ FRIO! SURF TRIP NO PANAMÁ E COSTA RICA.

Acho que era 1999, eu tinha acabado de fechar as contas do verão depois do carnaval e não tinha sido lá essas coisas.


Fiquei no dilema pra onde iria com os poucos dólares que me restaram, então meu agente sugeriu um bilhete baratinho da Copa Airlines pra Cidade do Panamá que tinha aparecido e cabia exatamente no meu orçamento.

Eu não conhecia o Panamá, mas sabia que quebravam boas ondas no lado do Pacifico e do Atlântico, mais ou menos como a Costa Rica, mas era mais barato na época.

A BARCA DOS PÉ FRIO! SURF TRIP NO PANAMÁ E COSTA RICA.
A BARCA DOS PÉ FRIO! SURF TRIP NO PANAMÁ E COSTA RICA.

Agora só faltava encontrar pelo menos 1 parceiro disposto a ir junto na barca pra rachar os custos, mas meu amigos de viagem na época já tinham ido, iam pra outros lugares ou tinham desistido de viajar.

Depois de fazer muita propaganda na minha loja o Marcelo, cliente antigo, embarcou na missão.


Chegando na Cidade do Panamá pegamos um avião pra ilha Colón, principal ilha da província (Estado) de Bocas del Toro, com 9 ilhas maiores e umas 50 menores, indo até a fronteira com a Costa Rica.

De lá fomos de lancha até Ilha Carenero onde nos instalamos pra pegar o pico mais conhecido, além de ficar relativamente próximo de Paunch e Dumpers, outros 2 picos que quebravam com condições ainda maiores.

A BARCA DOS PÉ FRIO! SURF TRIP NO PANAMÁ E COSTA RICA.
A BARCA DOS PÉ FRIO! SURF TRIP NO PANAMÁ E COSTA RICA.

Chegamos fim de tarde, não deu de surfar, mas o papo no restaurante da pousada era que o swell tinha durado 5 dias e estava baixando.

Torcemos pra ele durar mais uns dias e logo entrar outro.


No outro dia acordamos com os pássaros e fomos surfar, mas chegando no pico tinha no máximo meio metro, bombando na maré enchendo mas devagar na maré cheia.

Ficou tedioso.
Pegamos o barco e fomos checar outros picos, e tava tudo meio pequeno.


Com sorte iria subir logo.
Infelizmente não, no outro dia tava flat total e com vento.

A chuvarada da noite chapou de vez o mar.

A BARCA DOS PÉ FRIO! SURF TRIP NO PANAMÁ E COSTA RICA.
A BARCA DOS PÉ FRIO! SURF TRIP NO PANAMÁ E COSTA RICA.

Recorremos ao mergulho e pesca pra passar os dias, checando a internet pra ver quando subiria, mas nada!


Depois de 5 dias sem onda nos emputecemos, pegamos o voo de volta pra Cidade do Panamá e de lá fomos pra Santa Catalina, no Pacífico, tentar melhor sorte.


Chegamos de noite, nos instalamos no Rolo, o surfista local mais velho, que conhecia tudo da área, e nos falou que tinha entrado uma boa ondulação mas estava baixando.

Que merda, o mesmo filme?


No outro dia cedinho, debaixo de chuva ele nos acordou pra irmos surfar e foi nossa sorte, pois as ondas de meio metrão foram diminuindo com a maré até miarem de vez no outro dia.


As previsões pros próximos dias eram desanimadoras e depois de 2 dias de muita chuva, tédio e surfando no beach break, resolvemos tocar lá pra Hermosa, na Costa Rica, onde sempre tem onda.

A BARCA DOS PÉ FRIO! SURF TRIP NO PANAMÁ E COSTA RICA.
A BARCA DOS PÉ FRIO! SURF TRIP NO PANAMÁ E COSTA RICA.

Carro alugado e instalados em Hermosa, surfamos o fim de tarde com ondas pequenas pro padrão de lá, com meio metrão, mas com esperança de melhorar no outro dia.

Tentávamos levantar o ânimo e astral um do outro sempre jogando a perspectiva pro próximo dia, mas chegou um ponto em que ele começou a me cobrar, como se eu não soubesse de nada e que tinha colocado ele numa roubada.

Só me faltava aquela, uma vibe ruim.


Bom eu não tinha culpa, a época era boa pras ondas, faltou sorte, mas eu disse pra ele focar então em curtir o astral do ambiente e da natureza.


Fomos no Pinguino em Jaco, um lojista local meu camarada, pra pegar dicas e ele disse que um swell de norte tava vindo dos EUA e a pedida seria a região de Tamarindo e Roca Bruja.

A BARCA DOS PÉ FRIO! SURF TRIP NO PANAMÁ E COSTA RICA.
A BARCA DOS PÉ FRIO! SURF TRIP NO PANAMÁ E COSTA RICA.

Caraca, fazia tempo que eu queria pegar onda em Roca Bruja, então não pensamos 2 vezes, pegamos um mapa e tocamos pra Punta Arenas.

Pegamos o Farry pra Punta Arenas do outro lado e de lá tocamos pra Tamarindo, onde pegamos ondas pequenas e de lá, aproveitamos o tempo seco, subimos pra Roca Bruja, em Playa Naranjo, dentro do Parque Nacional Santa Rosa, com as piores estradas do mundo.

Depois de muito perrengue finalmente checamos o mar e pra variar estava pequeno.

Nos instalamos no camping e esperamos o mar subir nos outros dias, mas o swell acabou passando por fora e mais uma vez nos ferramos!

A BARCA DOS PÉ FRIO! SURF TRIP NO PANAMÁ E COSTA RICA.
A BARCA DOS PÉ FRIO! SURF TRIP NO PANAMÁ E COSTA RICA.

Chegou um momento depois de muitas brigas e discussões que eu larguei de mão e foquei em curtir o ambiente.

Sem ondas consistentes por 3 dias voltamos pra Hermosa pra pegar alguma coisa mais emocionante e depois de alguns dias de altos e baixos com ondas medianas, voltamos pra Cidade do Panamá e de lá de volta pra casa.

Na época me pareceu uma das piores barcas de surf que eu fiz, perdi dinheiro, um bom camarada e cliente, mas com o tempo eu percebi que foi legal por todas as aventuras e novos lugares que conheci.

As ondas embora fossem o foco principal deixaram a desejar, mas em termos de paisagens, aventuras e ensinamentos, foi espetacular.

Sempre dá pra tirar algo bom de algo ruim!

 

DICA DE LEITURA IN PARADISE

IN PARADISE LOJA

🌴Acesse: https://inparadise.com.br/
🌴Entre pro nosso Grupo de Boletim das Ondas do Telegram: https://t.me/inparadisesurfgrupo
🌴Canal Telegram: https://t.me/inparadise
🌴Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/inparadise_site/
🌴Facebook: https://www.facebook.com/siteinparadise/
🌴Twitter: https://twitter.com/SiteInParadise
🌴Pinterest: https://br.pinterest.com/inparadisebr/

🌴You Tube: https://www.youtube.com/Siteinparadise

BAIXE NOSSO APP E FIQUE LIGADO EM TUDO QUE ACONTECE POR AQUI!

Confira mais promoções no In Paradise! Clique aqui!
IN PARADISE RADIO! OUÇA SEM MODERAÇÃO! CLIQUE AQUI!

In Paradise é um site de variedades e estilo de vida, voltado aos esportes, cultura e meio ambiente. Desde sua fundação em Abril de 2013, vem conquistando novos internautas apaixonados por esse nicho a cada dia. Esses internautas são homens e mulheres espalhados pelo mundo, que gostam de estar sempre antenados nas novidades e de experimentar coisas novas e divertidas.

Somos apaixonados por esportes, cultura, meio ambiente, moda, designer, fotografia, gastronomia e tudo que existe por ai de mais criativo.

Além disso, o In Paradise tem um layout amigável e integrado com as principais redes sociais interativas. O site se conecta com seus leitores por meio de um editorial relevante e original, construindo uma relação fiel de parceria com seu público.

Deixe seu comentário!

Comentários

1 Comentário

  1. Muito bacana vivenciar estas histórias através da leitura. Gratidão Kiko! Saiba que tens uma leitora assídua. Você transporta o leitor em suas memórias. Abraço!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.